Ensino Profissional enquanto medida social para “desvalidos” ou “menores” no Brasil (1530-1930)
Palavras-chave:
Criança e adolescente;, Delinquentes;, Órfãos e abandonados;, Profissionalização.Resumo
O artigo objetiva identificar aspectos históricos, legais e teóricos que caracterizaram a educação profissional no Brasil, considerando o período de 1530 e 1930, quando tais ações eram implementadas como ensino de artes e ofícios e destinadas especificamente aos tidos como “desvalidos” ou “menores”. A pesquisa está ancorada no materialismo histórico e dialético, tendo como técnica de coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental. Trata-se de resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que analisará, mediante diálogos com atores do atendimento socioeducativo e representantes de instituições ofertantes de EPT, os principais avanços e desafios, como também proposições para oferta regular de profissionalização nas Unidades Socioeducativas de Rio Branco/Acre. A análise de dados obtidos nesse recorte temporal resulta na constatação de que, embora pareça não haver convergência entre a política de socioeducação e a política de educação profissional, alguns estereótipos ou preconceitos são social e historicamente construídos e até hoje reproduzidos, sobretudo no que se refere a educação profissional pensada e implementada para adolescentes e jovens em atendimento socioeducativo. Especificamente nesse período, o acolhimento a desvalidos ou menores estava diretamente vinculado a obrigatoriedade de uma limpeza social, correção e/ou adestramento de trabalhadores aos interesses de início mercantis e, posteriormente, da grande indústria capitalista
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