Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

O principal objetivo da Revista Conexão na Amazônia - RCA é dar visibilidade à produção científica nas áreas de Ensino, Inovação e Tecnologia, contribuindo para a consolidação dos Programas de Pós-graduação do IFAC, bem como funcionar como instrumento de divulgação de estudos e pesquisas realizadas no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão, por autores e/ou grupos nacionais e internacionais. Para tanto, o periódico divulga trabalhos nas seguintes áreas:

  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas
  • Linguísticas
  • Letras e Artes

 

Serão aceitos os trabalhos na modalidade: Artigo Científico, Relato de Experiência ou Notas de Aula, Entrevistas, Resenhas Críticas, Dossiês Temáticos e Traduções, necessariamente inéditos, enviados por meio eletrônico.

Serão aceitos e publicados artigos em língua estrangeira, inglês, espanhol e francês. Os trabalhos publicados por este periódico devem primar pela relevância dentro das áreas mencionadas, bem como revelar criatividade e originalidade autoral e rigor científico. A revista é exclusivamente eletrônica, de acesso livre e gratuito.

 

NÚMERO INTERNACIONAL NORMALIZADO PARA PUBLICAÇÕES SERIADAS - ISSN

ISSN 2763-7921

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Todos os artigos de pesquisa submetidos à Revista Conexão na Amazônia passarão por uma rigorosa avaliação duplamente cega (double-blind review process).

Os trabalhos submetidos à Revista Conexão na Amazônia serão avaliados por, no mínimo dois pareceristas externos, selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.

Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênese, apresentar sugestões para a reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo.

Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, revelando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

Aos pareceristas é dado um prazo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do coordenador editorial, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e publicação da revista.

Os pareceristas/editores deverão elaborar parecer referente à reavaliação do texto para o qual sugeriram em parecer anterior.

 

PERIODICIDADE

A regularidade da publicação é Semestral e a publicação é em sistemas de fluxo contínuo.  

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE  E GRATUITO

Com acesso gratuito e veiculação digital, a revista pretende realizar o debate crítico e científico a partir de evidências que contribuam para o conhecimento teórico e empírico. A Revista também não cobra taxas dos autores para submissão nem publicação. 

 

POLÍTICA LIVRE DE PLÁGIO

Os trabalhos publicados na Revista Conexão na Amazônia que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados. 

 

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

Revista Conexão na Amazônia utiliza-se da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY NC 4.0). Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Os autores ao submeter um manuscritos para revisão devem certificar-se de que os resultados obtidos no trabalho são originais e que o conteúdo total ou parcial do manuscrito, não foi e/ou não está submetido para publicação em outro trabalho científico.

A Revista Conexão na Amazônia isenta-se de qualquer responsabilidade no que diz respeito a episódios de plágio e/ou outras condutas antiéticas, ficando sob responsabilidade do (s) autor(es) responder(em), seja qual for a instância, por qualquer evento do tipo citado.

Não serão aceitos trabalhos já publicados ou submetidos a qualquer outra revista. O conteúdo dos artigos publicados é de total responsabilidade dos autores.

O texto original do template não deve ser alterado, apenas completado com as informações necessárias.

Os autores que desejarem submeter um manuscrito à RCA são convidados a incluir seus dados profissionais e adicionar seu Lattes e Orcid.

A Revista Científica Conexão na Amazônia (RCA) não cobra taxas de submissão dos artigos.

A publicação de trabalhos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou

parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.

O template da revista pode ser acessado em: https://tinyurl.com/conexaonaamazonia

O template da revista para a edição especial VII CONC&T 2022 pode ser acessado em:  https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1izdOe5mxeqPFfyVIcOeRTBf97FS1tgSa  

DIRETRIZES DE PUBLICAÇÃO

  1. Os trabalhos enviados pelos autores para publicação na Revista Conexão na Amazônia serão encaminhados pelo Comitê Científico aos pareceristas no prazo máximo de 60 dias, a contar do recebimento.
  2. Os pareceristas terão prazo máximo de 30 dias para avaliar o trabalho. Passado este prazo, os membros do Comitê Editorial ficam livres para substituir o parecerista.
  3. Os pareceristas terão 3 (três) opções de parecer: 1) aprovado: o trabalho é programado para ser publicado; 2) aprovado com ressalvas: o trabalho é encaminhado ao (s) autor (es) para realização de ajustes ou reformulações e posterior envio de nova versão para avaliação final, podendo ser, então, aprovado ou não aprovado; 3) Não Aprovado: não há possibilidade de publicação do trabalho.
  4. Os autores terão prazo de 21 dias para a entrega da versão final dos artigos, a contar do recebimento dos pareceres, sob a pena de recusa do artigo por parte do Comitê Editorial.
  5. A publicação dos trabalhos aprovados dependerá de parecer favorável emitido pelo Comitê Editorial.
  6. Nos casos dos trabalhos não aprovados, caberá recurso, no prazo de até 5 dias, ao Comitê Editorial.
  7. Os trabalhos serão publicados na ordem de aprovação.
  8. Trabalhos aprovados que não forem publicados na edição seguinte ficam agendados para a edição posterior.
  9. Ocorrendo a hipótese de que trata a diretriz 8, o autor será comunicado e poderá optar por retirar seu trabalho da lista de publicação.
  10. O periódico será editorado pela equipe da EDITORA IFAC, tendo como responsável o(a) Editor(a)-chefe, e terá em seu expediente o Conselho Editorial da EDIFAC - CONSED.