O PROTAGONISMO FEMININO NAS OBRAS DOIS IRMÃOS E RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUM

Autores

  • Marileia Oliveira SEE-AC
  • Vera Magalhães Bambirra Ufac

Palavras-chave:

Literatura; Feminino; Protagonismo.

Resumo

Esta pesquisa se deu com o objetivo de analisar os epítetos que permeiam a trajetória de Zana e Emilie, personagens femininas centrais dos respectivos romances, Dois Irmãos (2006) e Relato de um certo Oriente (2008), ambos do escritor amazonense Milton Hatoum. Ao longo deste estudo, foi dedicado um esforço na busca pelo desvelamento das atitudes, características, falas, memórias, silêncios e da solidão dessas mulheres enquanto protagonistas e tecelãs de seus destinos. Para embasar o trabalho, alguns teóricos foram estudados, tais como: Cândida Vilares Gancho (2002) com intuito de auxiliar no momento da análise dos elementos narrativos; Mikhail Bakhtin (2014) a fim de tratar questões referentes ao gênero romanesco; Jacques Le Goff (2013) para refletir sobre o conceito de memória no percurso humano; Michelle Perrot (2003) com a finalidade de ponderar sobre os silêncios que envolvem o universo feminino; Simone de Beauvoir (2019) para intentar sobre as lutas e limitações da mulher desde os primórdios da caminhada humana; Maja Zawierzeniec (2015) com a intenção de compreender a mulher no espaço latino-americano; entre outros. A metodologia utilizada para desenvolver o presente artigo é de cunho bibliográfico e foi embasada na leitura, fichamento e análise dos textos teóricos elencados na bibliografia, bem como dos romances Dois irmãos (2006) e Relato de um certo Oriente (2008). Portanto, ao fim do estudo foi possível compreender as idiossincrasias que tecem a vivência das personagens femininas que as tornam protagonistas de suas trajetórias.  

Referências

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Publicado

07-08-2023

Como Citar

Oliveira, M., & Magalhães Bambirra, V. (2023). O PROTAGONISMO FEMININO NAS OBRAS DOIS IRMÃOS E RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUM. Revista Conexão Na Amazônia, 4(1), 6–30. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/123