APRENDIZAGEM CRIATIVA:
UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA ESCOLA DURANTE O ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Aprendizagem Criativa; Ensino Remoto Emergencial; Saúde e Segurança do Trabalho.Resumo
O presente artigo objetiva relatar a experiência do uso da Aprendizagem Criativa (AC) para promover o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas com o propósito de abordar o tema em duas instituições de forma integrada, para fomentar a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nas escolas e empregar a linguística aplicada da disciplina de língua portuguesa através de recursos digitais durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A utilização da AC ocorreu de forma integrada com os alunos do curso técnico subsequente em segurança do trabalho do Instituto Federal do Acre (IFAC), que desenvolveram e executaram o projeto de extensão com foco na promoção à saúde e segurança do trabalho na escola junto a estudantes do ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (Cap), que aplicaram através de diversas práticas de ensino envolvendo a AC a partir do conteúdo abordado no projeto de extensão Saúde e Segurança do Trabalho na Escola pelos alunos do IFAC. Os principais resultados obtidos foram a disseminação da cultura prevencionista em SST por estudantes que ingressarão no mercado de trabalho e que de forma criativa e contextualizada abordaram a necessidade de relacionar a SST com o cotidiano escolar e familiar e sua aplicação no futuro profissional. Portanto, verificou-se a possibilidade de utilizar a Aprendizagem Criativa com alunos de duas instituições e cursos diferentes ao impulsionar a importância da SST durante o Ensino Remoto Emergencial de forma prática, integrada e motivadora.
Referências
ACRE. Decreto nº 5.465, de 16 de abril de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias a serem adotadas, no âmbito do Estado do Acre, para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da doença COVID-19, causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2. Rio Branco, AC: Governo Estadual, [2020]. Disponível em: <http://www.legis.ac.gov.br/detalhar_covid19/4247>. Acesso em: 23 mar. 2022.
ADALBERTO, E. M. L. Movimento Makers e a aprendizagem criativa no ensino da matemática no fundamental I. In. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, São Paulo. Disponível em: <https://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8040_3907_ID.pdf> Acesso em: 23 mar. 2022.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Fratechi Vieira. 5.ed. São Paulo: Hucitec, 1995.
BRASIL. Lei nº 12.645. de 16 de maio de 2012. Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas. Brasília, DF: Presidência da República [2012]. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12645.htm. Acesso em: 23 mar. 2022.
FABER CASTELL, Aprendizagem Criativa e a BNCC. Disponível em <https://www.educacao.faber-castell.com.br/Faber-Castell_Folheto.pdf> Acesso em: 23 mar. 2022.
FUNDACENTRO. 10 de outubro Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Disponível em:<http://arquivosbiblioteca.fundacentro.gov.br/exlibris/aleph/a23_1/apache_media/8E753KIFBMV7P631XTFA29CGPFXD58.pdf.> Acesso em: 23 jun. 2022.
GERALDI, J.W. (org). O texto na sala de aula. 2 ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984.
_________. Portos de Passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
IIDA, I. Ergonomia: Projeto e Produção. 3 ed. São Paulo: Blücher, 2016.
LUNA, D. Acidente em plataforma da Petrobras suspende produção. O Globo, 2009. https://oglobo.globo.com/economia/acidente-em-plataforma-da-petrobras-suspende-producao-3181898. Acesso em: 30 set. 2021.
MAIA, D. A. et al. Proposta de Elaboração de Um Produto Educacional para Prevenção de Riscos e de Acidentes em Laboratórios de Ensino. In: V CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, RECIFE/PE. v. 1. p. 1-5. Disponível em < https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48793> Acesso em 23 mar. 2022.
PAPERT, S. Instrucionismo versus construcionismo. In: __. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Penso, 2008.
RESNICK, M.; ROBINSON, K. Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. MIT Press, 2017.
________. Give P’sa chance: Projects, peers, passion, play. In: Constructionism and creativity: Proceedings of the third international constructionism conference. Austrian computer society, Vienna. 2014. p. 13-20.
RIBEIRO, P. L. S. et al. Ação de Promoção à Saúde Relacionada ao Sono Saudável de Estudantes e Professores Durante O Ensino Remoto. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 10, p. 1-12, 2021.
SILVA, M. J. S.; SILVA, R.M. Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 03... Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 827-841. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74287>. Acesso em: 27 fev. /2022.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Saúde e segurança do trabalho: doenças ergonômicas. 20 de nov/2017. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pUMfyIYZumY. Acesso em: 30 set. 2021.
VIEIRA, S.S. Aprendizagem criativa com experimentação mão na massa através do Scratch em sala de aula visando o desenvolvimento computacional. EAD & TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, v. 8, p. 39-54, 2020.
YUAN, J.; BOWEN, R. T. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity Through Projects, Passion, Peers, and Play. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v. 12, n. 2, p. 6, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emanuela de Souza Gomes dos Santos, Aelissandra Ferreira da Silva, Antonelli Santos Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.