APRENDIZAGEM CRIATIVA:

UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA ESCOLA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Emanuela de Souza Gomes dos Santos
  • Aelissandra Ferreira da Silva Universidade Federal do Acre
  • Antonelli Santos Silva Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Aprendizagem Criativa; Ensino Remoto Emergencial; Saúde e Segurança do Trabalho.

Resumo

O presente artigo objetiva relatar a experiência do uso da Aprendizagem Criativa (AC) para promover o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas com o propósito de abordar o tema em duas instituições de forma integrada, para fomentar a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nas escolas e empregar a linguística aplicada da disciplina de língua portuguesa através de recursos digitais durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A utilização da AC ocorreu de forma integrada com os alunos do curso técnico subsequente em segurança do trabalho do Instituto Federal do Acre (IFAC), que desenvolveram e executaram o projeto de extensão com foco na promoção à saúde e segurança do trabalho na escola junto a estudantes do ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (Cap), que aplicaram através de diversas práticas de ensino envolvendo a AC a partir do conteúdo abordado no projeto de extensão Saúde e Segurança do Trabalho na Escola pelos alunos do IFAC. Os principais resultados obtidos foram a disseminação da cultura prevencionista em SST por estudantes que ingressarão no mercado de trabalho e que de forma criativa e contextualizada abordaram a necessidade de relacionar a SST com o cotidiano escolar e familiar e sua aplicação no futuro profissional. Portanto, verificou-se a possibilidade de utilizar a Aprendizagem Criativa com alunos de duas instituições e cursos diferentes ao impulsionar a importância da SST durante o Ensino Remoto Emergencial de forma prática, integrada e motivadora.

Referências

ACRE. Decreto nº 5.465, de 16 de abril de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias a serem adotadas, no âmbito do Estado do Acre, para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da doença COVID-19, causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2. Rio Branco, AC: Governo Estadual, [2020]. Disponível em: <http://www.legis.ac.gov.br/detalhar_covid19/4247>. Acesso em: 23 mar. 2022.

ADALBERTO, E. M. L. Movimento Makers e a aprendizagem criativa no ensino da matemática no fundamental I. In. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, São Paulo. Disponível em: <https://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8040_3907_ID.pdf> Acesso em: 23 mar. 2022.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Fratechi Vieira. 5.ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BRASIL. Lei nº 12.645. de 16 de maio de 2012. Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas. Brasília, DF: Presidência da República [2012]. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12645.htm. Acesso em: 23 mar. 2022.

FABER CASTELL, Aprendizagem Criativa e a BNCC. Disponível em <https://www.educacao.faber-castell.com.br/Faber-Castell_Folheto.pdf> Acesso em: 23 mar. 2022.

FUNDACENTRO. 10 de outubro Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Disponível em:<http://arquivosbiblioteca.fundacentro.gov.br/exlibris/aleph/a23_1/apache_media/8E753KIFBMV7P631XTFA29CGPFXD58.pdf.> Acesso em: 23 jun. 2022.

GERALDI, J.W. (org). O texto na sala de aula. 2 ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984.

_________. Portos de Passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

IIDA, I. Ergonomia: Projeto e Produção. 3 ed. São Paulo: Blücher, 2016.

LUNA, D. Acidente em plataforma da Petrobras suspende produção. O Globo, 2009. https://oglobo.globo.com/economia/acidente-em-plataforma-da-petrobras-suspende-producao-3181898. Acesso em: 30 set. 2021.

MAIA, D. A. et al. Proposta de Elaboração de Um Produto Educacional para Prevenção de Riscos e de Acidentes em Laboratórios de Ensino. In: V CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, RECIFE/PE. v. 1. p. 1-5. Disponível em < https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48793> Acesso em 23 mar. 2022.

PAPERT, S. Instrucionismo versus construcionismo. In: __. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Penso, 2008.

RESNICK, M.; ROBINSON, K. Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. MIT Press, 2017.

________. Give P’sa chance: Projects, peers, passion, play. In: Constructionism and creativity: Proceedings of the third international constructionism conference. Austrian computer society, Vienna. 2014. p. 13-20.

RIBEIRO, P. L. S. et al. Ação de Promoção à Saúde Relacionada ao Sono Saudável de Estudantes e Professores Durante O Ensino Remoto. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 10, p. 1-12, 2021.

SILVA, M. J. S.; SILVA, R.M. Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 03... Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 827-841. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74287>. Acesso em: 27 fev. /2022.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Saúde e segurança do trabalho: doenças ergonômicas. 20 de nov/2017. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pUMfyIYZumY. Acesso em: 30 set. 2021.

VIEIRA, S.S. Aprendizagem criativa com experimentação mão na massa através do Scratch em sala de aula visando o desenvolvimento computacional. EAD & TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, v. 8, p. 39-54, 2020.

YUAN, J.; BOWEN, R. T. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity Through Projects, Passion, Peers, and Play. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v. 12, n. 2, p. 6, 2018.

Downloads

Publicado

23-11-2022

Como Citar

Santos, E. de S. G. dos ., Ferreira da Silva, A. ., & Santos Silva, A. (2022). APRENDIZAGEM CRIATIVA:: UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA ESCOLA DURANTE O ENSINO REMOTO. Revista Conexão Na Amazônia, 3(Edição especial), 06–28. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/129

Edição

Seção

Edição Especial VII CONC&T 2022