APRENDIZAGEM CRIATIVA:

UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA ESCOLA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Emanuela de Souza Gomes dos Santos
  • Aelissandra Ferreira da Silva Universidade Federal do Acre
  • Antonelli Santos Silva Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Aprendizagem Criativa; Ensino Remoto Emergencial; Saúde e Segurança do Trabalho.

Resumo

O presente artigo objetiva relatar a experiência do uso da Aprendizagem Criativa (AC) para promover o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas com o propósito de abordar o tema em duas instituições de forma integrada, para fomentar a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nas escolas e empregar a linguística aplicada da disciplina de língua portuguesa através de recursos digitais durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A utilização da AC ocorreu de forma integrada com os alunos do curso técnico subsequente em segurança do trabalho do Instituto Federal do Acre (IFAC), que desenvolveram e executaram o projeto de extensão com foco na promoção à saúde e segurança do trabalho na escola junto a estudantes do ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (Cap), que aplicaram através de diversas práticas de ensino envolvendo a AC a partir do conteúdo abordado no projeto de extensão Saúde e Segurança do Trabalho na Escola pelos alunos do IFAC. Os principais resultados obtidos foram a disseminação da cultura prevencionista em SST por estudantes que ingressarão no mercado de trabalho e que de forma criativa e contextualizada abordaram a necessidade de relacionar a SST com o cotidiano escolar e familiar e sua aplicação no futuro profissional. Portanto, verificou-se a possibilidade de utilizar a Aprendizagem Criativa com alunos de duas instituições e cursos diferentes ao impulsionar a importância da SST durante o Ensino Remoto Emergencial de forma prática, integrada e motivadora.

Referências

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Publicado

23-11-2022

Edição

Seção

Edição Especial VII CONC&T 2022