A ABORDAGEM DO ENSINO HÍBRIDO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL, NO QUE CONCERNE A DOCENTES DA DIRETORIA CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • CAIO CANTANHEDE PUC SP

Palavras-chave:

Ensino híbrido. Rede pública. Formação.

Resumo

Neste trabalho, foi apresentada uma pesquisa de campo sobre Ensino híbrido na escola pública. Esta pesquisa contou com a participação de 130 professores e professoras da Diretoria Centro da Rede Pública do Estado de São Paulo. As escolas da Diretoria de Ensino Centro estão localizadas na cidade de São Paulo, na região central e na zona norte da Capital. Os participantes foram submetidos a algumas perguntas que formam o escopo deste trabalho. Estas perguntas foram formuladas com base nas abordagens metodológicas do Ensino Híbrido. A saber: 1. Com que frequência você usa/usou recursos tecnológicos para auxiliar suas aulas presenciais?; 2. Você concorda que os recursos tecnológicos aliados às metodologias ativas contribuem significativamente no trabalho docente?; 3. Sobre a abordagem metodológica "Ensino Híbrido"; 4. Você sabe a diferença entre "Ensino a distância/remoto" e "Ensino Híbrido"?; 5. Qual disciplina você leciona?. Ao analisar cada resposta, chegamos a um resultado surpreendente e intrigante que evidencia a fragilidade na conceituação e nas abordagens referentes às metodologias pautadas no Ensino Híbrido. A análise nos revelou o quanto precisamos pelejar para que o Ensino híbrido seja efetivado eficaz e significativamente, a começar, obviamente, pela formação docente.

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Publicado

05-08-2021

Como Citar

CANTANHEDE, C. (2021). A ABORDAGEM DO ENSINO HÍBRIDO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL, NO QUE CONCERNE A DOCENTES DA DIRETORIA CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Revista Conexão Na Amazônia, 2(2), 104–117. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/17