A ABORDAGEM DO ENSINO HÍBRIDO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL, NO QUE CONCERNE A DOCENTES DA DIRETORIA CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Ensino híbrido. Rede pública. Formação.Resumo
Neste trabalho, foi apresentada uma pesquisa de campo sobre Ensino híbrido na escola pública. Esta pesquisa contou com a participação de 130 professores e professoras da Diretoria Centro da Rede Pública do Estado de São Paulo. As escolas da Diretoria de Ensino Centro estão localizadas na cidade de São Paulo, na região central e na zona norte da Capital. Os participantes foram submetidos a algumas perguntas que formam o escopo deste trabalho. Estas perguntas foram formuladas com base nas abordagens metodológicas do Ensino Híbrido. A saber: 1. Com que frequência você usa/usou recursos tecnológicos para auxiliar suas aulas presenciais?; 2. Você concorda que os recursos tecnológicos aliados às metodologias ativas contribuem significativamente no trabalho docente?; 3. Sobre a abordagem metodológica "Ensino Híbrido"; 4. Você sabe a diferença entre "Ensino a distância/remoto" e "Ensino Híbrido"?; 5. Qual disciplina você leciona?. Ao analisar cada resposta, chegamos a um resultado surpreendente e intrigante que evidencia a fragilidade na conceituação e nas abordagens referentes às metodologias pautadas no Ensino Híbrido. A análise nos revelou o quanto precisamos pelejar para que o Ensino híbrido seja efetivado eficaz e significativamente, a começar, obviamente, pela formação docente.
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