IMPLEMENTAÇÃO DO PRÉ-ENEM À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Luciano Santos de Farias Instituto Federal do Acre
  • Raimara Neves de Souza Instituto Federal do Acre
  • Ericson Rodrigues da Costa Instituto Federal do Acre
  • Nick Andrew Pereira Ugalde

Palavras-chave:

Administração Pública, Exame Nacional do Ensino Médio, Pré-Enem

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar e contribuir com reflexões sobre as práticas educativas voltadas para o preparo de alunos concluintes do terceiro ano do Ensino Médio, aptos a realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, no âmbito do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre. Ressalta-se que as experiências educativas de preparo para a realização deste exame no período pandêmico, contou com a atuação dos agentes burocráticos de médio escalão (BME) e nível de rua (BNR). Neste sentido, realizou-se um relato preocupado com os aspectos qualitativos, visando a compreensão dos momentos nos quais ocorreram as atividades preparatórias e a execução das aulas no ambiente virtual da Plataforma You Tube. Assim, foram realizadas a descrição das etapas de preparação, execução e reflexão sobre o trabalho desenvolvido. O Projeto foi avaliado de modo geral como exitoso, quanto ao que foi proposto, tendo em vista o ingresso, na Universidade, de vários estudantes que experienciaram esta etapa formativa/preparatória, proposta e consolidada, transformada atualmente em Projeto de extensão.

 

Biografia do Autor

Raimara Neves de Souza, Instituto Federal do Acre

Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília - UnB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazônas. Bacharel em Administração de Empresas pela União Educacionala do Norte - UNINORTE. Atualmente integra o corpo técnico do IFAC como Coordenadora Técnico Pedagógica do Campus Rio Branco - Acre.

Ericson Rodrigues da Costa, Instituto Federal do Acre

Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília - UnB. Bacharel em Administração de Empresas pela União Educacional do Norte - UNINORTE. Atualmente integra o setor de Tecnologias da Comunicação, no IFAC. Campus Rio Branco/AC.

Nick Andrew Pereira Ugalde

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (2020), mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (2020), especialista em Direito do Estado e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Acre (2021) e em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012), bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre (2012), bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2011) e licenciado em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2008).

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Publicado

17-01-2024

Como Citar

Santos de Farias, L., Neves de Souza, R. ., Rodrigues da Costa, E., & Pereira Ugalde , N. A. . (2024). IMPLEMENTAÇÃO DO PRÉ-ENEM À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM PERÍODO PANDÊMICO . Revista Conexão Na Amazônia, 5(1), 108–131. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/173