REFLEXÕES SOBRE A BIOÉTICA À LUZ DO DILEMA DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • David Hall IFAC
  • Cezar Pereira Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes - SEE/AC
  • Carlos Moraes Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Bioética, Brasil, Desigualdade Social

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, do ponto de vista teórico bibliográfico, as possíveis influências das desigualdades sociais na configuração de uma bioética “brasileira” para questionar os possíveis desafios da aplicação da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos. Neste artigo, os autores traçam um percurso histórico acerca da constituição da bioética, culminando na elaboração da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos, documento este que configura um novo momento da bioética no Brasil. O presente trabalho também apresenta uma reflexão acerca dos desdobramentos, advindos da referida declaração, nas políticas públicas voltadas para a área da saúde e do meio ambiente, bem como os desafios de sua implementação em razão de uma das maiores adversidades inerente ao contexto brasileiro, a saber: a desigualdade social.

Biografia do Autor

David Hall, IFAC

Possui dupla graduação em Filosofia Bacharelado pela Sinal e Licenciatura pela UFAC; É especialista em Administração Pública Gerência de Cidades pela UNINTER, Argumentação e Retórica pela UNIARA, Política e Eleições: Marketing, Direito Eleitoral e Partidário pela UNINTER, Ontologia, conhecimento e linguagem na história da filosofia pela UFAC e em Planejamento, Organização e Sustentabilidade em Gestão pela UFAC. Tem experiência no magistério superior como professor na CIPEAMA, na SINAL e na UFAC. Como professor da rede básica já lecionou nas escolas privadas MAX e Sigma e nas escolas púbicas no CEBRB, José Rodrigues Leite, Leôncio de Carvalho, Lourival Sombra, Senador Adalberto Sena, participou do Programa Estadual Escola em Casa gravando videoaulas para a TV e audioaulas para o Rádio. Fez parte do corpo docente do Centro de Referência em Inovação e Educação - CRIE desenvolvendo estratégias e metodologias educacionais inovadoras na área da Filosofia de 2019 até 2023. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Acre - IFAC e pesquisador do grupo de pesquisa EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO, do NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA e do Núcleo de Pesquisas em Gestão e Negócios do Acre (NUPEGEN-Acre)

Cezar Pereira, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes - SEE/AC

Professor Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Acre,(2016), Graduando em Pedagogia, pela (FAVENI), Graduado em Teologia pela Faculdade Batista Nacional (2005), e Especialista Ontologia, Conhecimento, e linguagem na Historia da Filosofia (2018). Especialista em Sociologia, (FAVENI), Especialista em Docência em Ensino Religioso, (FAVENI), Especialista em Metodologia Cientifica, (FUTURA), Docência em Educação Profissional e Tecnológica( IFES) . Graduando-se em Historia (2021- 202?), Atualmente é professor no Governo do estado Acre, lotado na secretaria de educação, trabalhando as disciplinas de Ensino Religioso, Escola Berta Viera de Andrade; e Escola Padre Carlos Casavecchia, O professor, trabalha nas plataforma, da Faculdade Dom Alberto, e Venda Nova do Emigrate, como Gestor em Graduação,e Pós- Graduação, e orientação em TCC, monografia, e Relatório, artigos científico. Professor é técnico em Formação de Condutores, nos cursos práticos em categorias (AD), e cursos teórico de Formação de Condutores, e Técnico em Seguraça do trabalho.

Carlos Moraes, Universidade Federal do Acre

Possui graduação e Licenciatura em Filosofia, com Pós- Graduação em Ética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Master em Bioética pela Faculdade de Bioética Regina Apostolorum de Roma (2004), Graduação em Teologia pela Pontificia Faculdade Teológica "Marianum" de Roma (2005), Mestrado em Teologia Moral e Doutorado na Academia Alfonsiana de Roma (2010) com a tese: "Uma proposta de bioética ambiental personalista". Atualmente é professor da Universidade Federal do Acre, trabalhando as disciplinas de Ética e bioética; História da Filosofia Medieval. Na filosofia, estuda a História da Filosofia Medieval, com enfoque no desenvolvimento da Moral Ocidental, além do enfoque na Ética Clássica e na Bioética Moderna. Na teologia, estuda o Método Teológico. Está cursando seu segundo doutorado em Filosofia com pesquisa na obra De regno de Tomás de Aquino. Atualmente está como Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Acre.

Referências

BARBOSA, S. N. A participação brasileira na construção da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco. Revista Brasileira de Bioética, v. 2, n. 4, p. 423-436, 2006.

BRASIL – Constituição da República Federativa do Brasil. Título VIII – Da Ordem Social – Seção II: Da saúde. In: CAMPOS, F. E.; OLIVEIRA JR, M; TONON, L. M. Legislação básica do SUS. Cadernos de Saúde 3, Belo Horizonte, COOPMED, p. 223- 224, 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde/Ministério da Saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007

CÉSAR, Marília. Marina: a vida por uma causa. São Paulo: Mundo Cristão, 2010.

DINIZ, Debora. GUILHEM, Dirce. O que é bioética. São Paulo. Brasiliense. 2002.

DURAND, Guy. Introdução geral à Bioética: história, conceitos e instrumentos. I. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo. Centro Universitário São Camilo Loyola. 2014.

GARRAFA, Volnei. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva. Bioética, Brasília, DF, v. 13, n. 1, p. 125-134, 2005.

LATOUR, Bruno. Políticas da natureza. Como fazer ciência na democracia. Trad. de Carlos Aurélio Mota de Souza. Bauru, SP: Edusc, 2004.

PESSINI, Leo e; BARCHIFONTAINE, Christian. Problemas atuais de Bioética. 11ª ed. São Paulo: Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola, 2014.

PESSINI, Leo; BARCHIFONTAINE, Christian. [Org.]. Longevidade humana, Bioética na Ibero-América: história e perspectivas. São Paulo: Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola, 2007.

PESSINI, Leo e; BERTACHINI, Luciana. O que entender por cuidados paliativos? São Paulo: Ed. Paulus e Centro Universitário São Camilo, 2006.

PESSINI, Leo. Bioética, um grito por Dignidade de Viver. 4ª ed. São Paulo: Edições Paulinas e Centro Universitário São Camilo, 2012.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SGRECCIA, Elio. Manual de bioética I: fundamentos e ética biomédica. Trad. Orlando Soares Moreira. São Paulo. Edições Loyola. 2014.

VALLS, Álvaro. Da ética à Bioética. Petrópolis. Vozes. 2004.

VEIGA, José. Mudanças Climáticas: perspectiva para o país. São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, 2011.

Downloads

Publicado

17-01-2024

Como Citar

Hall, D., Pereira, C., & Moraes, C. (2024). REFLEXÕES SOBRE A BIOÉTICA À LUZ DO DILEMA DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Revista Conexão Na Amazônia, 5(1), 78–93. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/199