O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO IFAC

ATOS NORMATIVOS E POLÍTICAS DE AÇÕES

Autores

  • ANA LUCIA VIDAL BARROS IFAC
  • EDILENE DA SILVA FERREIRA INSTITUTO FEDERAL DO ACRE

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica; Intercâmbio; Políticas de internacionalização.

Resumo

Os estudos sobre as políticas de intercâmbio cultural têm ganhado espaço no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo deste artigo é analisar documentos legais que regem as políticas de ações de internacionalização para os discentes do Campus Rio Branco do IFAC. A metodologia deste estudo seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa a partir da perspectiva proposta por Minayo (1994), na análise documental de editais de internacionalização divulgados no período de 2016 a 2020. Os resultados indicaram categorias descritivas e explicativas sobre: atos normativos e internacionalização; parcerias e acordos e análise de editais. A pesquisa analisou dez editais tendo como países de intercâmbio: Portugal, Estados Unidos, Peru, Japão e Brasil. Nessa circunstância, oito editais foram referentes ao intercâmbio de nível internacional e dois de nível nacional. Para os editais finais referentes às vagas do Campus Rio Branco, foram identificados quatro editais sem classificação. Conclui-se que, apesar de alguns impasses, as políticas de internacionalização do IFAC têm gerado visibilidade e oportunizado uma ampliação de conhecimento no meio estudantil e projeta-se para alcançar êxitos no futuro.

Referências

AZEVEDO, Leonardo Francisco de; DUTRA, Rogéria Campos de Almeida.. Cosmopolitismo, Práticas de Mobilidade e Juventude: a experiência do intercâmbio acadêmico entre universitários brasileiros. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v.12, 01, p.187-210, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2238-38752022v1217. Acesso em: 02 jan. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CONSU/IFAC nº 60/2022, de 28 de março de 2022. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/orgaos colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2022/resolucoes2022-1/resolucao-consu-ifac-no-60-2022-de-28- de-marco-de-2022. Acesso em: 09 nov. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CONSU/IFAC nº 50/2021, de 22 de dezembro de 2021. Disponível em:< https://www.ifac.edu.br/orgaos colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2021/resolucoes-2021-1/resolucao-consu-ifac-no-50- 2021-de-22-de-dezembro-de-2021 >. Acesso em: 09, nov., 2022

BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. IFAC. Disponível em: <https://www.ifac.edu.br/>. Acesso em: 01, ago., 2023a.

BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais. Disponível em: <https://www.ifac.edu.br/o-ifac/internacionalizacao/sobre>. Acesso em: 01, ago., 2023b.

BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Documentos. Disponível em: <https://www.ifac.edu.br/o-ifac/internacionalizacao/documentos/>. Acesso em: 01, ago., 2023c.

CAVALCANTE, Rivadavia Porto, et al. Estratégias para internacionalização dos Institutos Federais: cultura e língua. Nexus Revista de Extensão do IFAM, v. 1, n. 1, p. 95-101, 2015.

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. A Internacionalização dos Institutos Federais: Introdução ao Panorama Atual. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva (Org.). A Internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Campinas, SP: Pontes editores, 2018.

FERRARI, Mari. A internacionalização dos Institutos Federais: Um estudo sobre o acordo Brasil-Canadá. Educação & Sociedade, v. 36, p. 1003-1019, 2015.

FORINTER. Diretrizes para elaboração da Política de Internacionalização das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Brasília : [ s.n.], 2021.

KNIGHT, Jane. Internationalization: elements and checkpoints. Ottawa. CIBIE, 1994.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUVEZUTE KRIPKA, Rosana Maria; SCHELLER, Morgana; DE LARA BONOTTO, Danusa. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones de la UNAD, v. 14, n. 2, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. A Pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza(Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis/RJ:Vozes, 1994.

PÉRICO, Franco Gatelli; GONÇALVES, Roberto Birch. (2018). Intercâmbio acadêmico: as dificuldades de adaptação e de readaptação. Educação e Pesquisa, 44(Educ. Pesqui., 2018 44). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844182699. Acesso em: 20 nov. 2022.

PIMENTEL, Jussara de Freitas Magalhães. O processo de internacionalização em instituições federais de educação profissional: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

02-08-2024

Como Citar

VIDAL BARROS, A. L., & FERREIRA, E. D. S. (2024). O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO IFAC: ATOS NORMATIVOS E POLÍTICAS DE AÇÕES. Revista Conexão Na Amazônia, 5(2), 102–117. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/207