O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO IFAC
ATOS NORMATIVOS E POLÍTICAS DE AÇÕES
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica; Intercâmbio; Políticas de internacionalização.Resumo
Os estudos sobre as políticas de intercâmbio cultural têm ganhado espaço no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo deste artigo é analisar documentos legais que regem as políticas de ações de internacionalização para os discentes do Campus Rio Branco do IFAC. A metodologia deste estudo seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa a partir da perspectiva proposta por Minayo (1994), na análise documental de editais de internacionalização divulgados no período de 2016 a 2020. Os resultados indicaram categorias descritivas e explicativas sobre: atos normativos e internacionalização; parcerias e acordos e análise de editais. A pesquisa analisou dez editais tendo como países de intercâmbio: Portugal, Estados Unidos, Peru, Japão e Brasil. Nessa circunstância, oito editais foram referentes ao intercâmbio de nível internacional e dois de nível nacional. Para os editais finais referentes às vagas do Campus Rio Branco, foram identificados quatro editais sem classificação. Conclui-se que, apesar de alguns impasses, as políticas de internacionalização do IFAC têm gerado visibilidade e oportunizado uma ampliação de conhecimento no meio estudantil e projeta-se para alcançar êxitos no futuro.
Referências
AZEVEDO, Leonardo Francisco de; DUTRA, Rogéria Campos de Almeida.. Cosmopolitismo, Práticas de Mobilidade e Juventude: a experiência do intercâmbio acadêmico entre universitários brasileiros. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v.12, 01, p.187-210, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2238-38752022v1217. Acesso em: 02 jan. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CONSU/IFAC nº 60/2022, de 28 de março de 2022. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/orgaos colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2022/resolucoes2022-1/resolucao-consu-ifac-no-60-2022-de-28- de-marco-de-2022. Acesso em: 09 nov. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CONSU/IFAC nº 50/2021, de 22 de dezembro de 2021. Disponível em:< https://www.ifac.edu.br/orgaos colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2021/resolucoes-2021-1/resolucao-consu-ifac-no-50- 2021-de-22-de-dezembro-de-2021 >. Acesso em: 09, nov., 2022
BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. IFAC. Disponível em: <https://www.ifac.edu.br/>. Acesso em: 01, ago., 2023a.
BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais. Disponível em: <https://www.ifac.edu.br/o-ifac/internacionalizacao/sobre>. Acesso em: 01, ago., 2023b.
BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Documentos. Disponível em: <https://www.ifac.edu.br/o-ifac/internacionalizacao/documentos/>. Acesso em: 01, ago., 2023c.
CAVALCANTE, Rivadavia Porto, et al. Estratégias para internacionalização dos Institutos Federais: cultura e língua. Nexus Revista de Extensão do IFAM, v. 1, n. 1, p. 95-101, 2015.
COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. A Internacionalização dos Institutos Federais: Introdução ao Panorama Atual. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva (Org.). A Internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Campinas, SP: Pontes editores, 2018.
FERRARI, Mari. A internacionalização dos Institutos Federais: Um estudo sobre o acordo Brasil-Canadá. Educação & Sociedade, v. 36, p. 1003-1019, 2015.
FORINTER. Diretrizes para elaboração da Política de Internacionalização das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. Brasília : [ s.n.], 2021.
KNIGHT, Jane. Internationalization: elements and checkpoints. Ottawa. CIBIE, 1994.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUVEZUTE KRIPKA, Rosana Maria; SCHELLER, Morgana; DE LARA BONOTTO, Danusa. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones de la UNAD, v. 14, n. 2, 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. A Pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza(Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis/RJ:Vozes, 1994.
PÉRICO, Franco Gatelli; GONÇALVES, Roberto Birch. (2018). Intercâmbio acadêmico: as dificuldades de adaptação e de readaptação. Educação e Pesquisa, 44(Educ. Pesqui., 2018 44). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844182699. Acesso em: 20 nov. 2022.
PIMENTEL, Jussara de Freitas Magalhães. O processo de internacionalização em instituições federais de educação profissional: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ANA LUCIA VIDAL BARROS, EDILENE DA SILVA FERREIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.