RESGATE DE MEMÓRIAS DA ELABORAÇÃO DOS DOCUMENTOS NORTEADORES NA EPT: VOZES DOS EDUCADORES E ESTUDANTES DE LÍNGUAS INGLESA DO CAMPUS CRUZEIRO DO SUL
Palavras-chave:
Ementário; Vozes; Língua Inglesa; Projeto Pedagógico de Curso, Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
Resgatar as memórias de elaboração do projeto político pedagógico de um curso é importante, considerando a relevância desse documento, pois nele estão registradas informações pertinentes às ações de ensino, práticas pedagógicas e perfil dos egressos. O objetivo geral desta pesquisa é resgatar memórias da elaboração dos documentos norteadores dos cursos técnicos integrados e superiores com base na análise de documentos e das vozes de educadores e estudantes de língua inglesa. Optou-se pela abordagem qualitativa por considerar o processo e as pessoas que fizeram e ainda fazem parte da realidade educacional do Ifac, campus Cruzeiro do Sul. Quanto à natureza, por estar relacionada ao mestrado profissional, caracteriza-se como pesquisa aplicada. Quanto ao objetivo, caracteriza-se como descritiva, pois o levantamento feito leva ao entendimento do fenômeno posto e estabelece relações entre as variáveis e, por fim, optou-se pelo percurso discursivo. Foram avaliados PPCs de 5 cursos, a saber, 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 2 licenciaturas e 1 tecnológico. Como resultado da análise dos documentos e das vozes dos sujeitos da pesquisa, compreendeu-se que o ementário não se correlaciona com o perfil do egresso e com as especificidades dos cursos. Além disso, não contribui para o itinerário formativo em língua inglesa, e a carga horária destinada ao ensino de língua inglesa não é suficiente para a prática das habilidades linguísticas. Conclusão: Como instrumento da melhoria do ensino de língua inglesa, na Educação Profissional e Tecnológica-EPT, se faz viável a elaboração de projeto interdisciplinar que corrobore com o desenvolvimento de habilidades linguísticas e as especificidades do Campus.
Referências
CARDOSO, E. Silva et al. Inglês na abordagem instrumental: estratégias de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. 2023.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005.
CRUZ, J. F. da et al. Processamento artesanal da farinha de mandioca no Vale do Juruá, Acre: um estudo de caso. Revista Conexão na Amazônia, Rio Branco, Ac, v. 2, n. 2, p. 43-66, 2021.
DE LIMA ARAUJO, R. M.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015.
DE MORAES RAMOS, R. L.; MACHADO, V. R. Mobilização cognitivo-pedagógica: confluência teórica no ensino de língua inglesa na EPT. Educação, p. e19/1-34, 2023.
DE SOUZA BEZERRA, D.; JOVANOVIC, A. Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira:(des) encontros no Ensino Médio Integrado ao Técnico. Conjectura: filosofia e educação, v. 20, n. 1, p. 101-118, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 19897, 2022.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores–Excertos. Disponível em: https://www. academia. edu/23950615/O_TRABALHO_COMO_PRINC% C3% 8DPIO_EDUCATIVO_NO_PROJETO_DE_EDUCA% C3, v. 87, p. C3, 2005. Acesso em: 26 maio 2024.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, v. 4, n. 1, p. 44-45, 2002.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Conselho Superior. Resolução nº 41, de 14 de outubro de 2021. Dispõe sobre a primeira revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional. Rio Branco: Conselho Superior, 2021. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/planejamento-e-desenvolvimento-institucional/plano-de-desenvolvimento-institucional/Resoluo41_2021PDIIFAC.pdf. Acesso em 08 mar. 2024.
.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE-IFAC. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Física. Cruzeiro do Sul: Campus Cruzeiro do Sul. IFAC,2017.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE-IFAC. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Cruzeiro do Sul: Campus Cruzeiro do Sul. IFAC,2018.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE-IFAC. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. Cruzeiro do Sul: Campus Cruzeiro do Sul. IFAC,2017.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE-IFAC. Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária. Cruzeiro do Sul: Campus Cruzeiro do Sul. IFAC,2016.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE-IFAC. Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária. Cruzeiro do Sul: Campus Cruzeiro do Sul. IFAC,2017.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE-IFAC. Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária. Cruzeiro do Sul: Campus Cruzeiro do Sul. IFAC,2020.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE-IFAC. Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente. Cruzeiro do Sul: Campus Cruzeiro do Sul. IFAC,2016.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE-IFAC. Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente. Cruzeiro do Sul: Campus Cruzeiro do Sul. IFAC, 2020.
KOSIK, Karel; NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Dialética do concreto. Milão: Bompiani, 1965.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 1986.
NERY, P. H F; RIBEIRO, J. M. P. O projeto político pedagógico: uma discussão sobre identidade e identidades na rede federal de educação profissional e tecnológica (EPT). Revista Conexão na Amazônia, v. 2, n. edição especial, p. 188-210, 2021.
NUNES, Rosana Helena; DA SILVA, Kleber Aparecido. Políticas linguísticas e a Educação Profissional e Tecnológica: Língua Portuguesa e Educação Humanizadora. Revista da Anpoll, v. 52, n. 2, p. 157-177, 2021.
MOURA, P. C. de, FREITAS, R. G. de A.; AZEVEDO, J. M. A. Representações sociais de meio ambiente de estudantes do curso técnico em meio ambiente do Instituto Federal do Acre. Revista Conexão Na Amazônia, v. 5, n. 1, p. 54–77, 2024.
PACHECO, E. M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2018.
PIRES, Marília Freitas de Campos. O materialismo histórico-dialético e a educação. Interface-comunicação, saúde, educação, v. 1, p. 83-94, 1997.
RAMOS, Marise Nogueira. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educação e sociedade, v. 23, n. 80, p. 401-422, 2002.
SPUDEIT, D. Elaboração do plano de ensino e do plano de aula. Rio de janeiro, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Maria Araujo da Silva, José Marlo Araújo de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.