RELATO DE EXPERIÊNCIA: A APRENDIZAGEM SOBRE INTERAÇÕES MUTUALÍSTICAS FORMIGA-PLANTA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Graduação. Pesquisa. Interações. Formigas. Plantas.Resumo
A iniciação científica é uma interessante oportunidade de aprendizagem durante graduação, pois possibilita o aprofundamento do conhecimento e aproxima a teoria da prática profissional. Este trabalho teve como objetivo apresentar a percepção de alunos e professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Acre sobre a iniciação científica. O relato de experiência apresentado foi baseado em encontros de estudo sobre interações formiga-planta, que culminaram em um texto de divulgação científica sobre o tema. O grupo adotou as seguintes metodologias nestes encontros: apresentações de seminários acadêmicos, discussões teóricas baseadas na leitura de artigos científicos e elaboração de texto com linguagem científica. Considerando o contexto da pandemia do novo coronavírus, os encontros foram realizados através de vídeo conferência na plataforma Google Meet. De acordo com a percepção do grupo, os principais resultados alcançados em termos de aprendizagem foram: o aprofundamento do conhecimento, o aprimoramento da escrita e da fala e o amadurecimento profissional. Estes encontros resultaram na produção de um texto de divulgação sobre aspectos ecológicos de interações mutualísticas entre formigas e plantas, interações estas que proporcionam para as plantas o benefício da polinização, dispersão de sementes e proteção contra herbivoria. O tema trabalhado demonstrou-se bastante interessante para atividades de iniciação científica, pois permite o contato com aspectos teóricos e aplicados da ecologia. Com este trabalho concluímos que a iniciação científica é uma excelente oportunidade na formação profissional. Portanto, as instituições de ensino devem buscar ampliar estas ações junto aos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ingrid Samile Monte Santos, Janaira Pereira da Rocha, Jardeson Kennedy Moraes de Souza, Queren-hapuque Rodrigues de Luna, Patrícia Nakayama Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.