RELATO DE EXPERIÊNCIA: A APRENDIZAGEM SOBRE INTERAÇÕES MUTUALÍSTICAS FORMIGA-PLANTA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Ingrid Samile Monte Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Janaira Pereira da Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Jardeson Kennedy Moraes de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Queren-hapuque Rodrigues de Luna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Patrícia Nakayama Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Palavras-chave:

Graduação. Pesquisa. Interações. Formigas. Plantas.

Resumo

A iniciação científica é uma interessante oportunidade de aprendizagem durante graduação, pois possibilita o aprofundamento do conhecimento e aproxima a teoria da prática profissional. Este trabalho teve como objetivo apresentar a percepção de alunos e professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Acre sobre a iniciação científica. O relato de experiência apresentado foi baseado em encontros de estudo sobre interações formiga-planta, que culminaram em um texto de divulgação científica sobre o tema. O grupo adotou as seguintes metodologias nestes encontros: apresentações de seminários acadêmicos, discussões teóricas baseadas na leitura de artigos científicos e elaboração de texto com linguagem científica. Considerando o contexto da pandemia do novo coronavírus, os encontros foram realizados através de vídeo conferência na plataforma Google Meet. De acordo com a percepção do grupo, os principais resultados alcançados em termos de aprendizagem foram: o aprofundamento do conhecimento, o aprimoramento da escrita e da fala e o amadurecimento profissional. Estes encontros resultaram na produção de um texto de divulgação sobre aspectos ecológicos de interações mutualísticas entre formigas e plantas, interações estas que proporcionam para as plantas o benefício da polinização, dispersão de sementes e proteção contra herbivoria. O tema trabalhado demonstrou-se bastante interessante para atividades de iniciação científica, pois permite o contato com aspectos teóricos e aplicados da ecologia. Com este trabalho concluímos que a iniciação científica é uma excelente oportunidade na formação profissional. Portanto, as instituições de ensino devem buscar ampliar estas ações junto aos estudantes.

Downloads

Publicado

05-08-2021

Como Citar

Samile Monte Santos, I. ., Pereira da Rocha, J. ., Kennedy Moraes de Souza, J., Rodrigues de Luna, Q.- hapuque, & Nakayama Miranda, P. (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA: A APRENDIZAGEM SOBRE INTERAÇÕES MUTUALÍSTICAS FORMIGA-PLANTA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA . Revista Conexão Na Amazônia, 2(2), 156–171. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/41

Edição

Seção

Relato de Experiência