SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA:

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM VÍDEOS PARA SALA DE AULA

Autores

  • CELLE BELCHIOR IFAC
  • Cleilton Sampaio de Farias

Resumo

Para que a educação financeira seja realidade dentro da sala de aula, os professores precisam ser convencidos da importância de lecionarem o tema, bem como receber formação e materiais adequados. O presente artigo, de caráter qualitativo, pretende criar para os docentes uma sequência didática para o ensino de educação financeira utilizando-se exibição de vídeos em sala de aula para apresentação dos temas. Neste trabalho, definiu-se direcionar a Educação Financeira aos alunos do ensino médio técnico subsequente por ser uma temática atual e relevante para esses estudantes, que em sua maioria buscam a qualificação técnica para uma posição no mercado de trabalho, cabendo à educação integral a congruência entre essa capacitação técnica e a formação do aluno enquanto indivíduo inserido na sociedade capitalista. A sequência didática foi elaborada a partir da metodologia de ensino de conteúdos atitudinais da unidade didática 4 por Zabala (1998). Segundo o autor, essa unidade persegue a formação integral do estudante, trabalhando explicitamente as diferentes capacidades da pessoa. A proposta de ensino apresentada não foi ainda aplicada em sala de aula, no entanto, foi validada por pares, tendo sua avaliação aprovada pelos docentes, que identificaram no material potencialidades que contribuem com a prática docente no ensino de Educação Financeira em sala de aula, voltada para formação integral do aluno, para que se tornem cidadãos mais conscientes e críticos no que tange a responsabilidade e consequências de suas decisões financeiras.

Palavras-chave: Ensino; Educação Financeira; Formação Integral; Sequência Didática. 

Downloads

Publicado

19-05-2022