CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL NO CONTEÚDO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS CURSOS INTEGRADOS DO IFAC

Autores

  • Raimundo Nonato Silva Júnior
  • Charles Roweder

Palavras-chave:

Preconceito Linguístico, Sociolinguística, SeqSequência Didática Interativa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo trazer à tona contribuições que uma abordagem  amparada na Sociolinguística Educacional pode contribuir com aulas mais atrativas e proporcionar aos alunos uma visão mais macro, plural e democrática em relação ao ensino da disciplina de Língua Portuguesa e abrir mais espaço para o conteúdo de variação linguística nos cursos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre-IFAC, como também, uma proposta de aplicação desses pressupostos através da Sequência Didática Interativa. Já em relação a metodologia, a abordagem será qualitativa, quanto ao procedimento será bibliográfico de natureza básica e objetivo exploratório. O aposte teórico desse trabalho terá amparo na sociolinguística variacionista de (LABOV, 2018) e na corrente brasileira conhecida como Sociolinguística Educacional de (BARTONI-RICARDO 2018, 2019a e 2019b) e (BAGNO 2007,2020). 

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Publicado

29-06-2021

Como Citar

Silva Júnior, R. N., & Roweder, C. (2021). CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL NO CONTEÚDO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS CURSOS INTEGRADOS DO IFAC. Revista Conexão Na Amazônia, 2(1), 28 –. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/11