DA DITADURA AO FUTURE-SE: A POLÍTICA PÚBLICA DE EXPANSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Antonio Fernando de Souza e Silva IFAC
  • Rosemari Presser Savoff Souza e Silva Secretaria de Educação do Estado do Acre

Resumo

Esta pesquisa procura evidenciar as relações entre as políticas públicas propostas para a educação superior no Brasil e as reformas e contrarreformas universitárias influenciadas pelas conjunturas do Capital nacional e internacional. Para tanto, foi delimitado um período que inicia ao final da década de 1960 e estende-se até 2021, abrangendo os governos ditatoriais, os governos do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), do Presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), da Presidenta Dilma Rousseff (2011-2016), do Presidente Michel Temer (2016-2018) e parte do atual governo de Jair Bolsonaro (2019~). As análises aqui apresentadas têm nos documentos legais e na base bibliográfica sua principal fonte de consulta. Em um primeiro momento discutimos o avanço das reformas alinhadas ao desenvolvimentismo e ao neoliberalismo na América latina e no mundo, por meio dos organismos e agentes internacionais de financiamento. Logo após passamos a discutir como estas reformas nas políticas públicas para a educação superior impactam na oferta de vagas nas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas e como a conjuntura política é capaz, em certa medida, de determinar sua continuidade. Por fim, discutimos brevemente, o Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se com novo foco neoliberal nas políticas públicas voltadas a expansão do ensino superior.

Biografia do Autor

Rosemari Presser Savoff Souza e Silva, Secretaria de Educação do Estado do Acre

Professora de Filosofia na Escola Presbiteriana João Calvino (Acre). Graduada em Filosofia. Licenciatura (2012) pela Universidade Federal do Acre. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Acre (2021). Pesquisadora na área de formação de professores. Especialização em Ontologia, Conhecimentos e Linguagem na História da Filosofia pela Universidade Federal do Acre (2018). Especialização em Fundamentos Filosóficos da Bioética pela Faculdade Diocesana São José (2014). Professora titular no ensino superior da Faculdade Diocesana São José (2014-2015) com experiência nas disciplinas de: História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval II, História da Filosofia Moderna II, Filosofia Estética, Filosofia Política e Filosofia Contemporânea. Professora substituta do ensino superior na Universidade Federal do Acre (2017-2019) com experiência nas disciplinas de: Ética e Bioética, Filosofia no Ensino Médio I, Pesquisa filosófica I, Filosofia no Ensino Médio II, Filosofia Medieval II, Filosofia da Arte, Ética II e História da filosofia no Brasil. Atualmente, sou professora no ensino médio da Escola Presbiteriana João Calvino com as disciplinas de Filosofia e Sociologia e, professora temporária na escola pública de ensino médio Lourival Pinho.

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Publicado

19-01-2023

Como Citar

de Souza e Silva, A. F., & Presser Savoff Souza e Silva, R. (2023). DA DITADURA AO FUTURE-SE: A POLÍTICA PÚBLICA DE EXPANSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: . Revista Conexão Na Amazônia, 3(2), 34–58. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/118