O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NÃO DOCENTE: CAMINHOS PERCORRIDOS

Autores

  • Luciene Almeida Barros Pinheiro Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Formação continuada, Servidores, Mudança

Resumo

Inserindo-se no campo do desenvolvimento profissional, este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão de Literatura, cujo objetivo foi analisar os estudos realizados sobre a temática desenvolvimento profissional dos profissionais da Educação Básica não docentes. Metodologicamente, escolheu-se a orientação pela abordagem qualitativa e pela pesquisa do tipo bibliográfica. Para tanto, a elaboração da revisão ocorreu mediante consulta ao banco de dados do Portal de Periódicos da CAPES. A busca pela temática de pesquisa no portal aconteceu por meio da busca por base e assunto, utilizando a Scielo. As produções pesquisadas foram artigos produzidos a nível de Brasil, sendo analisados um total de 14 trabalhos. Assim, este trabalho permite inferir que esses profissionais da Educação Básica não docentes, assim como os professores que passam por momentos de formação continuada e vivenciam situações que colaboram para o desenvolvimento profissional docente, necessitam de formação continuada que dialoguem com a sua realidade, uma vez vivenciam situações, problemas,  que requer desse profissional conhecimentos, saberes, técnicas e habilidades ainda não desenvolvidas. Além disso, precisamos de políticas públicas de valorização, profissionalização e qualificação desses profissionais. Que os sistemas de ensino e a própria escola percebam a necessidade de proporcionar momentos e espaços de formação continuada que colaborem para o desenvolvimento profissional dos profissionais da educação não docentes, sendo esse desenvolvimento compreendido como algo processual, de mudança e de transformação do sujeito ao longo do tempo, a partir de ações formativas contínuas, tendo como princípios, a colaboração, a participação e o diálogo nesse processo formativo.

Downloads

Publicado

29-06-2021

Como Citar

Barros Pinheiro, L. A. (2021). O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NÃO DOCENTE: CAMINHOS PERCORRIDOS. Revista Conexão Na Amazônia, 2(1), 170–184. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/12