EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NO IFAC, CAMPUS SENA MADUREIRA: CAUSAS, FATORES E POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS
Palavras-chave:
Acre, Educação, Ensino, TrabalhoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as principais causas, fatores e possíveis consequências da evasão escolar, no Curso Superior de Licenciatura em Física no IFAC, Campus Sena Madureira. Aborda as principais causas, fatores e possíveis consequências da evasão escolar nos cursos de licenciatura em Física no Brasil, nas concepções de Barroso e Falcão (2004) Ribeiro et al (2015) e Santos et al (2021). A partir desses referenciais teóricos, lançou-se a problemática: quais as causas, os fatores e as possíveis consequências que podem corroborar na evasão escolar, no Curso Superior de Licenciatura em Física no IFAC, Campus Sena Madureira na concepção dos discentes evadidos e dos docentes que ministram aulas no curso? Utilizou-se como método o indutivo, por meio dos procedimentos históricos e comparativos, mediante a técnica de entrevista semiestruturada. Este artigo encontra-se dividido em três seções. Na primeira seção, apresentamos o histórico do ensino de Física no país, bem como os índices de evasões e suas principais causas. Na segunda, discorremos sobre o surgimento do IFAC, principalmente no município de Sena Madureira. Na seção resultados e discussões, apresentamos as principais causas e fatores que podem corroborar com a evasão no curso de licenciatura em Física. Dentre as possíveis causas e fatores da evasão escolar destacaram-se: falta de uma base sólida por parte dos acadêmicos no que tange a Educação Básica; dificuldades para conciliar estudo com outras atividades seculares. Como consequências, ficam vulneráveis a subempregos. Posteriormente, pretendemos ampliar a discussão investigando as causas da evasão escolar e suas consequências nas licenciaturas do IFAC.
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