AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DO CURSO DE FÍSICA DO CAMPUS CRUZEIRO DO SUL, IFAC, DURANTE OS ANOS DE 2020 A 2022
Resumo
O presente artigo aborda uma investigação a respeito das contribuições do Pibid para a formação inicial dos discentes de Licenciatura em Física do Ifac, Campus Cruzeiro do Sul de 2020 a 2022. Esse trabalho é um estudo de caso de cunho qualitativo, baseado em uma aplicação de questionário on-line com os licenciandos bolsistas. A pesquisa está embasada no que propõem a formação inicial, descreve o Pibid analisando as ações propostas e as que os discentes realizaram. O estudo identificou que os alunos tiveram uma experiência enriquecedora e que o projeto proporcionou uma visão bastante ampla acerca da docência. Os objetivos do Pibid foram alcançados, mesmo com o ensino remoto devido à pandemia da COVID-19, e que os graduandos firmaram o alicerce dos seus conhecimentos sobre docência.
Referências
ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In. ALTET, Marguerite; CHARLIER, Eveline; PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: ARTMED, 2001.
BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. São Paulo. Editora Penso. 2017.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital n. 2/2020 CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Editais e seleções. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf. Acesso em 26 de abril de 2022.
______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria normativa nº 122, de 16 de setembro de 2009. Dispõe sobre o Pibid – Programa Institucional de Iniciação à Docência, no âmbito da CAPES. Diário Oficial da União. 18 de setembro de 2009; Seção 1. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria122-pibid-pdf. Acesso em 26 de abril de 2022
CUNHA, A. M. O; KRASILCHILK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. In: REUNIÃO ANUAL ANPEd, 29. 2000, Caxambu. Anais. Caxambu, 2000. [seção Formação de Professores]
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro, Record, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LUDKE, M.; ANDRÉ, Marli. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora EPU, 1986.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000. 269 p
NÓVOA, A. A formação de professores e profissão docente. Universidade de Lisboa. P.13, 1992.
PIMENTA, Selma. Garrido. O Estágio na Formação dos professores: unidade, teoria e prática? - 11. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.
SOCZEK, Daniel. PIBID como formação de professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente. Belo Horizonte, v. 3, n. 5, p. 57-69, ago./dez. 2011
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. Ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 2012. 325 p.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação v. 1, n. 4, p. 215-253, 1991.
_________, M., LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. 1991. Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 4, p. 215-234.
VYGOTSKY, L. S. (1998). Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes.
_____________. (2007). A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Araujo, RAMON
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.