TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Darlene Araujo de Azevêdo Secretaria de Estado de Educação do Acre
  • Shellda Azevedo Alencar UFAC
  • Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo Secretaria de Estado de Educação do Acre
  • José Marlo Araujo de Azevedo Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Atendimento educacional especializado. Criança autista. Educação especial. Metodologias de ensino.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada principalmente por ausência de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. A pesquisa se caracterizou como qualitativa apoiada por pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O recorte do estudo foi feito a partir de busca on-line em plataformas. O estudo foi realizado em escola pública no município de Rio Branco, Acre. O aluno apresentava TEA grave. O termo autismo foi citado pela primeira vez em 1911. No ano de 2012, foi criada a lei 12.764 de proteção dos direitos da pessoa com o TEA. Verificou-se que as metodologias de ensino voltadas ao autismo devem estar direcionadas a atender as necessidades dos alunos, tanto nas salas de aula regular como de recursos multifuncionais. A escola possui 597 alunos matriculados e desses alunos 20 apresentavam deficiência, sendo que 50% dos alunos foram diagnosticados com autismo. Observou-se que o aluno A ao chegar à escola era muito agressivo e tinha dificuldade no aprendizado. Após a avaliação diagnóstica inicial, identificou-se que o aluno estava no nível garatuja. Diante disso, o mediador juntamente com o professor regente, utilizaram diferentes materiais concretos, a fim de facilitar o processo de aprendizagem do aluno. No decorrer do ano letivo, foi possível observar que o aluno foi evoluindo tanto no que se refere a convivência com os colegas, quanto no seu aprendizado. Após a avaliação diagnóstica final o aluno avançou para fase da hipótese pré-silábica. Conclui-se que a pessoa que tem TEA é capaz de desenvolver diferentes habilidades, desde que trabalhadas diferentes metodologias de ensino.

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Publicado

29-06-2021

Como Citar

Araujo de Azevêdo, M. D., Azevedo Alencar, S., Freires da Silva Azêvedo, H. S., & Araujo de Azevedo, J. M. (2021). TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM . Revista Conexão Na Amazônia, 2(1), 109–134. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/15

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