APRENDA A IDENTIFICAR E DIFERENCIAR GAMIFICAÇÃO E JOGO SÉRIO

Autores

  • Gabriel Assumpção Firmo Dantas Instituto Federal do Acre
  • José Marlo de Araújo Azevedo Instituto Federal do Acre
  • Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo Escola Plácido de Castro – Anglo Acre - Rio Branco, AC - Brasil
  • Fernanda Lima de Freitas Escritório de Advocacia Lima & Freitas - Rio Branco, AC - Brasil

Palavras-chave:

atividades gamificadas, educação, ensino e aprendizagem, game

Resumo

O objetivo deste artigo é propiciar o entendimento sobre a diferença entre gamificação e jogo sério de forma a contribuir com uma melhor criação de uma atividade gamificada. Para tal, justifica-se diante de outras pesquisas, em que houve dificuldades de se definir a proposta metodológica gamificada apresentada, nas bibliografias consultadas, era um jogo sério ou gamificação. A metodologia utilizada fundamentou-se em autores que abordem a temática por meio de uma revisão bibliográfica. Para filtrar as referências bibliográficas optou-se por combinar a triangulação das informações, por meio das diversas metodologias propostas pelos autores e a análise de discurso com o intuito de buscar um aprofundamento reflexivo nas palavras de seus autores, buscando extrair informações mesmo que não dita expressamente, ajudando os autores deste a entenderem os processos criativos de um jogo e produzirem seus resultados. Na discussão é mostrada os tipos de jogos e gamificação e suas diferenças dentro de suas estruturas conceptivas. Como resultados é proposto um roteiro que irá auxiliar no processo de designer de jogos sérios ou gamificações, o que ajuda a esclarecer e identificar uma modelagem apropriada do tipo de atividade gamificada. E, complementando os resultados, apresentam a aplicação do roteiro em momentos distintos pós-pesquisa, bem como oferece a potencialidade de replicação do roteiro dentro do processo educacional/instrucional. Ao final, também são sugeridas novas pesquisas, como forma de continuar a exploração da ideia dos jogos como utilização de metodologias alternativas e verificar se eles (os jogos/gamificações) são metodologias ativas ou não.

Referências

ALVES, Leonardo Meirelles. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. Joinville: Clube de Autores, 2018.

BOLLER, Sharon; KAPP, Karl. Jogar para aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018.

BUCHINGER, Diego; DA SILVA HOUNSELL, Marcelo. Jogos sérios competitivo-colaborativos: um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2013. p. 275.

BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: Dvs Editora, 2015.

CAPISTRANO, Isabella. Guia definitivo do professor inovador: como inovar a educação no século XXI. Campinas: Isabella Capistrano, 2020.

CARNEIRO, Kleber Tüxen. O jogo na educação física escolar: uma análise sobre as concepções atuais dos professores. 2009. 159 f. Dissertação (Mestre em Educação Escolar) - Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2009.

COSTA, Marco Antônio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis: Atlas, 2015.

DANTAS, Gabriel Assumpção Firmo. Dungeons and soils: uma prática gamificada para ensinar o conteúdo de índices físicos da disciplina de mecânica dos solos nos cursos profissionalizantes. 2021. 187 f. Dissertação (Mestre em Educação Profissional e Tecnológica) - Curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, Instituto Federal do Acre, Rio Branco, 2021.

DANTAS, Gabriel Assumpção Firmo; AZÊVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva; AZEVEDO, José Marlo Araújo de. A arte de criar jogos para educação profissional e tecnológica: um roteiro fundamentado por Boller e Kapp e Dickmann. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 32, p. 1-21, ago. 2021.

DICKMANN, Ivânio. O triângulo da gameducação: os três pilares para gamificar uma aula. In: DICKMANN, Ivânio (org.). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. Chapecó: Livrologia, 2021. p. 13-34.

EUGENIO, Tiago. Aula em jogo: descomplicando a gamificação para educadores. São Paulo: Évora, 2020.

FARDO, Marcelo Luis. PREFÁCIO. In: DICKMANN, Ivânio (org.). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. Chapecó: Livrologia, 2021. p. 9-12.

FÜHR, Regina Candida. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. V Congresso Nacional de Educação, 2018.

GEE, James Paul. What Video Games Have to Teach us About Learning and Literacy. Nova York: Palgrave Macmillan, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens [recurso eletrônico]: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019. Kindle.

KAPP, M. Karl; BLAIR, Lucas; MESCH, Rich. The gamification of learning and instruction fieldbook: ideas into practice. Hoboken: Wiley, 2014.

LIMA, Fabíolla Xavier Rocha Ferreira. Gamificação como metodologia ativa de ensino-aprendizagem aplicada em disciplinas de tecnologias construtivas e desenho técnico. In: DICKMANN, Ivânio (org.). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. Chapecó: Livrologia, 2021. p. 149-172.

MARTINS, Cristina. Gamificação nas práticas pedagógicas: um desafio para a formação de professores em tempos de cibercultura. 2015. 112 f. Dissertação (Mestre em Educação) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MCGONIGAL, Jane. Gaming can make a better world [recurso eletrônico]. 2010. Disponível em: https://www.ted.com/talks/jane_mcgonigal_gaming_can_make_a_better_world/transcript#t-393233. Acesso em: 01 jul. 2022.

NEVES, Daniel Eugênio et al. Avaliação de jogos sérios casuais usando o método GameFlow. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 6, n. 1, p. 45-59, 2014.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. 13. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.

POYATOS NETO, Henrique Ruiz. Gamificação [recurso eletrônico]: engajando pessoas de maneira lúdica. São Paulo: Fiap, 2015. Kindle.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On The Horizon, Bingley, v. 5, n. 9, p. 1-6, out. 2001.

ROCHA, Rafaela Vilela da. Metodologia iterativa e modelos integradores para desenvolvimento de jogos sérios de treinamento e avaliação de desempenho humano. 2014. 237 f. Tese (Doutor em Ciência da Computação, área de concentração: Processamento de Imagens e Sinais) - Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2014.

SANTOS, Alexandre dos; SANTOS, Kalyem Rafaela Antunes dos. Reconstrução histórica e sugestões pedagógicas no jogo “RISE – SON OF ROME”: um diálogo entre gamificação, jogos eletrônicos e narrativa. In: DICKMANN, Ivânio (org.). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. Chapecó: Livrologia, 2021. p. 35-48.

VIANNA, Ysmar; VIANNA, Maurício; MEDINA, Bruno; TANAKA, Samara. Gamification Inc:. como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.

Downloads

Publicado

23-11-2022

Como Citar

Assumpção Firmo Dantas, G., de Araújo Azevedo, J. M., Freires da Silva Azêvedo, H. S., & Lima de Freitas, F. (2022). APRENDA A IDENTIFICAR E DIFERENCIAR GAMIFICAÇÃO E JOGO SÉRIO. Revista Conexão Na Amazônia, 3(Edição especial), 50–66. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/133

Edição

Seção

Edição Especial VII CONC&T 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)