APRENDA A IDENTIFICAR E DIFERENCIAR GAMIFICAÇÃO E JOGO SÉRIO
Palavras-chave:
atividades gamificadas, educação, ensino e aprendizagem, gameResumo
O objetivo deste artigo é propiciar o entendimento sobre a diferença entre gamificação e jogo sério de forma a contribuir com uma melhor criação de uma atividade gamificada. Para tal, justifica-se diante de outras pesquisas, em que houve dificuldades de se definir a proposta metodológica gamificada apresentada, nas bibliografias consultadas, era um jogo sério ou gamificação. A metodologia utilizada fundamentou-se em autores que abordem a temática por meio de uma revisão bibliográfica. Para filtrar as referências bibliográficas optou-se por combinar a triangulação das informações, por meio das diversas metodologias propostas pelos autores e a análise de discurso com o intuito de buscar um aprofundamento reflexivo nas palavras de seus autores, buscando extrair informações mesmo que não dita expressamente, ajudando os autores deste a entenderem os processos criativos de um jogo e produzirem seus resultados. Na discussão é mostrada os tipos de jogos e gamificação e suas diferenças dentro de suas estruturas conceptivas. Como resultados é proposto um roteiro que irá auxiliar no processo de designer de jogos sérios ou gamificações, o que ajuda a esclarecer e identificar uma modelagem apropriada do tipo de atividade gamificada. E, complementando os resultados, apresentam a aplicação do roteiro em momentos distintos pós-pesquisa, bem como oferece a potencialidade de replicação do roteiro dentro do processo educacional/instrucional. Ao final, também são sugeridas novas pesquisas, como forma de continuar a exploração da ideia dos jogos como utilização de metodologias alternativas e verificar se eles (os jogos/gamificações) são metodologias ativas ou não.
Referências
ALVES, Leonardo Meirelles. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. Joinville: Clube de Autores, 2018.
BOLLER, Sharon; KAPP, Karl. Jogar para aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018.
BUCHINGER, Diego; DA SILVA HOUNSELL, Marcelo. Jogos sérios competitivo-colaborativos: um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2013. p. 275.
BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: Dvs Editora, 2015.
CAPISTRANO, Isabella. Guia definitivo do professor inovador: como inovar a educação no século XXI. Campinas: Isabella Capistrano, 2020.
CARNEIRO, Kleber Tüxen. O jogo na educação física escolar: uma análise sobre as concepções atuais dos professores. 2009. 159 f. Dissertação (Mestre em Educação Escolar) - Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2009.
COSTA, Marco Antônio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis: Atlas, 2015.
DANTAS, Gabriel Assumpção Firmo. Dungeons and soils: uma prática gamificada para ensinar o conteúdo de índices físicos da disciplina de mecânica dos solos nos cursos profissionalizantes. 2021. 187 f. Dissertação (Mestre em Educação Profissional e Tecnológica) - Curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, Instituto Federal do Acre, Rio Branco, 2021.
DANTAS, Gabriel Assumpção Firmo; AZÊVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva; AZEVEDO, José Marlo Araújo de. A arte de criar jogos para educação profissional e tecnológica: um roteiro fundamentado por Boller e Kapp e Dickmann. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 32, p. 1-21, ago. 2021.
DICKMANN, Ivânio. O triângulo da gameducação: os três pilares para gamificar uma aula. In: DICKMANN, Ivânio (org.). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. Chapecó: Livrologia, 2021. p. 13-34.
EUGENIO, Tiago. Aula em jogo: descomplicando a gamificação para educadores. São Paulo: Évora, 2020.
FARDO, Marcelo Luis. PREFÁCIO. In: DICKMANN, Ivânio (org.). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. Chapecó: Livrologia, 2021. p. 9-12.
FÜHR, Regina Candida. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. V Congresso Nacional de Educação, 2018.
GEE, James Paul. What Video Games Have to Teach us About Learning and Literacy. Nova York: Palgrave Macmillan, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens [recurso eletrônico]: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019. Kindle.
KAPP, M. Karl; BLAIR, Lucas; MESCH, Rich. The gamification of learning and instruction fieldbook: ideas into practice. Hoboken: Wiley, 2014.
LIMA, Fabíolla Xavier Rocha Ferreira. Gamificação como metodologia ativa de ensino-aprendizagem aplicada em disciplinas de tecnologias construtivas e desenho técnico. In: DICKMANN, Ivânio (org.). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. Chapecó: Livrologia, 2021. p. 149-172.
MARTINS, Cristina. Gamificação nas práticas pedagógicas: um desafio para a formação de professores em tempos de cibercultura. 2015. 112 f. Dissertação (Mestre em Educação) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
MCGONIGAL, Jane. Gaming can make a better world [recurso eletrônico]. 2010. Disponível em: https://www.ted.com/talks/jane_mcgonigal_gaming_can_make_a_better_world/transcript#t-393233. Acesso em: 01 jul. 2022.
NEVES, Daniel Eugênio et al. Avaliação de jogos sérios casuais usando o método GameFlow. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 6, n. 1, p. 45-59, 2014.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. 13. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.
POYATOS NETO, Henrique Ruiz. Gamificação [recurso eletrônico]: engajando pessoas de maneira lúdica. São Paulo: Fiap, 2015. Kindle.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On The Horizon, Bingley, v. 5, n. 9, p. 1-6, out. 2001.
ROCHA, Rafaela Vilela da. Metodologia iterativa e modelos integradores para desenvolvimento de jogos sérios de treinamento e avaliação de desempenho humano. 2014. 237 f. Tese (Doutor em Ciência da Computação, área de concentração: Processamento de Imagens e Sinais) - Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2014.
SANTOS, Alexandre dos; SANTOS, Kalyem Rafaela Antunes dos. Reconstrução histórica e sugestões pedagógicas no jogo “RISE – SON OF ROME”: um diálogo entre gamificação, jogos eletrônicos e narrativa. In: DICKMANN, Ivânio (org.). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. Chapecó: Livrologia, 2021. p. 35-48.
VIANNA, Ysmar; VIANNA, Maurício; MEDINA, Bruno; TANAKA, Samara. Gamification Inc:. como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Assumpção Firmo Dantas, José Marlo de Araújo Azevedo, Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, Fernanda Lima de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.