TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA
UM ESTUDO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO NAS COMPRAS PÚBLICAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Palavras-chave:
Administração pública, Compras, Licitações, IFMGResumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão em um avanço contínuo e, em 2019, já permeavam todos os segmentos da sociedade, inclusive a esfera da administração pública. Especificamente no âmbito das compras governamentais, essas tecnologias são empregadas para melhorar a eficiência das licitações. Este trabalho tem por objetivo apontar os pontos fortes e fracos, bem como sugestões de melhorias, visando aprimorar a eficiência dos processos de licitações e contratos por meio do uso adequado das TICs e do desenvolvimento dos recursos humanos envolvidos. Um estudo realizado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) buscou identificar pontos positivos e negativos das TICs no setor de compras, destacando a eficácia dos hardwares, mas apontando desafios nos softwares devido ao excesso de aplicativos e falta de integração. A falta de treinamento adequado para os funcionários foi identificada como uma lacuna significativa. Apesar disso, as TICs desempenham um papel crucial no aprimoramento das atividades administrativas do IFMG, melhorando processos, planejamento e transparência institucional.
Referências
ALMEIDA, Mário de Souza. Administração da tecnologia de informação e comunicação: da informática básica à gestão do conhecimento. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Freitas Bastos, 2024. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 18 abr. 2024.
AZEVEDO, Celicina Borges. Metodologia científica ao alcance de todos. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2009. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/18680654/metodologia-cientifica-aoalcance-de-todos-celicina-livro. Acesso em: 15 jan. 2019.
BIROCHI, Renê. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2015.
BRASIL. Lei 14.133 de 1° de abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14133.htm. Acesso em: 18/04/2024.
GONÇALVES, Ageu Tavella. Contratação de serviços de tecnologia da informação em órgãos públicos federais, alinhado com a instrução normativa nº 04 do ministério do planejamento orçamento e gestão. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, Franca, v. 8, 2017. Disponível em:
periodicos.unifacef.com.br/index.php/resiget/article/download/1353/1039. Acesso em: 15 jan. 2019.
JOÃO, Belmiro do Nascimento (Org). Sistemas de informação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação gerenciais. 11.ed. São Paulo: Pearson, 2015.
LAUDON, Kenneth Craig; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. 17. ed. São Paulo, SP: Grupo A, 2023. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 18 abr. 2024.
NOGUEIRA, Roberto. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 2002. Disponível em: https://www.coppead.ufrj.br/upload/publicacoes/350.pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.
O’BREIN, James A. Sistema de Informação: e as Decisões na Era da Internet. São Paulo. 3. ed. Saraiva, 2010.
PACHECO, André Luiz Furtado. Governança de TI: o desafio atual da administração pública. In: SEMINÁRIO NACIONAL TIC PARA GESTÃO PÚBLICA, 39, 2011. Porto de Galinhas: Tribunal de Contas da União, set. 2011. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/governanca-deti-o-desafio-atual-da-administracao-publica.htm. Acesso em: 05 fev. 2019
REIS, Dálcio Roberto dos. Gestão da inovação tecnológica. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2008.
TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Esp. Josué Toledo, Prof. Dr. Ednilson Sebastião Ávila, Professor Doutor Pedro Luiz Teixeira de Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.