A LINGUAGEM ARGUMENTATIVA COMO OBJETO DE PARTICIPAÇÂO SOCIAL E POLÍTICA À LUZ DA DIALOGICIDADE FREIRINA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Sérgio Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac)
  • Edilene Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac)
  • Ricardo Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac)

Palavras-chave:

Texto Dissertativo-Argumentativo, Pedagogia Freiriana, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente artigo integra a pesquisa de Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Acre (Ifac), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como macroprojeto propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT e analisa, por meio de uma revisão literária, conceitos relacionados ao eixo Trabalho e Educação, Ensino Médio Integrado (EMI) e à história da Educação Profissional no Brasil, com o objetivo de se discutir as possibilidades de emancipação dos sujeitos a partir do estudo da escrita argumentativa no contexto da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) à luz da dialogicidade freiriana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que se percebe um modelo de educação tradicional. Como contraponto ao atual modelo educacional, enfatizamos a perspectiva dialógica de ensino proposta por Freire para uma formação omnilateral, crítica, reflexiva e emancipatória.

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Publicado

07-08-2023

Como Citar

Santos, S., Ferreira, E., & Pereira, R. (2023). A LINGUAGEM ARGUMENTATIVA COMO OBJETO DE PARTICIPAÇÂO SOCIAL E POLÍTICA À LUZ DA DIALOGICIDADE FREIRINA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA . Revista Conexão Na Amazônia, 4(1), 127–150. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/174

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