METODOLOGIAS ATIVAS MAIS UTILIZADAS, DE FORMA INTERDISCIPLINAR, NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS

Autores

  • Maria Eliana Lima Rodrigues Secretaria de Estado de Educação do Acre
  • Cleilton Sampaio de Farias Instituto Federal do Acre e Universidade Federal do Acre
  • Maria Elenir Lima Rodrigues Farias Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado; Institutos Federais; Interdisciplinaridade; Metodologias Ativas.

Resumo

O objetivo desse texto é apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas com o uso de Metodologias Ativas (MA), de forma interdisciplinar, entre os anos de 2008 e 2020, no Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs). As MA são estratégias inovadoras que posicionam o estudante no centro do processo educativo, preparando-os para a vida e para o mundo do trabalho, colocando os educadores como mediadores, na relação teórico-prática. A interdisciplinaridade é a relação entre duas ou mais disciplinas e/ou áreas do conhecimento, colaborando para uma aprendizagem significativa. O referencial teórico está ancorado em Dewey (1978), Santomé (1998), Freire (2011), Moran (2015; 2018), Silva (2009), dentre outros. O estudo foi realizado através do método dedutivo, numa abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa bibliográfica na plataforma Google Acadêmico e analisados a partir da análise de conteúdo categorial temática (BARDIN, 2016). Foram encontradas as seguintes Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas, Peer Instruction, Aprendizagem Baseada em Projetos, Phillips 66, Júri Simulado, Mapa Conceitual, Abordagem Investigative Case Based Learning, Abordagem Baseada em Ensino e Pesquisa, Estudo Dirigido, Leitura Tutorial e Aprendizagem Baseada em Letramento Informacional. Foram apresentados os conceitos e as características das referidas MAs, de MAs em geral e um comparativo entre dois artigos, um que trata das MA em geral e outro de estratégias de aprendizagem ativa X ensino tradicional.

Biografia do Autor

Maria Eliana Lima Rodrigues, Secretaria de Estado de Educação do Acre

Estudante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

07-08-2023

Como Citar

Lima Rodrigues, M. E. ., Sampaio de Farias, C., & Rodrigues Farias, M. E. L. . (2023). METODOLOGIAS ATIVAS MAIS UTILIZADAS, DE FORMA INTERDISCIPLINAR, NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS. Revista Conexão Na Amazônia, 4(1), 103–126. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/176