METODOLOGIAS ATIVAS MAIS UTILIZADAS, DE FORMA INTERDISCIPLINAR, NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado; Institutos Federais; Interdisciplinaridade; Metodologias Ativas.Resumo
O objetivo desse texto é apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas com o uso de Metodologias Ativas (MA), de forma interdisciplinar, entre os anos de 2008 e 2020, no Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs). As MA são estratégias inovadoras que posicionam o estudante no centro do processo educativo, preparando-os para a vida e para o mundo do trabalho, colocando os educadores como mediadores, na relação teórico-prática. A interdisciplinaridade é a relação entre duas ou mais disciplinas e/ou áreas do conhecimento, colaborando para uma aprendizagem significativa. O referencial teórico está ancorado em Dewey (1978), Santomé (1998), Freire (2011), Moran (2015; 2018), Silva (2009), dentre outros. O estudo foi realizado através do método dedutivo, numa abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa bibliográfica na plataforma Google Acadêmico e analisados a partir da análise de conteúdo categorial temática (BARDIN, 2016). Foram encontradas as seguintes Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas, Peer Instruction, Aprendizagem Baseada em Projetos, Phillips 66, Júri Simulado, Mapa Conceitual, Abordagem Investigative Case Based Learning, Abordagem Baseada em Ensino e Pesquisa, Estudo Dirigido, Leitura Tutorial e Aprendizagem Baseada em Letramento Informacional. Foram apresentados os conceitos e as características das referidas MAs, de MAs em geral e um comparativo entre dois artigos, um que trata das MA em geral e outro de estratégias de aprendizagem ativa X ensino tradicional.
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