QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM AS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGENS ATIVAS MAIS UTILIZADAS

Autores

  • Cleilton Sampaio de Farias Instituto Federal do Acre e Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Estudantes; Educação; Profissional; Tecnológica.

Resumo

As Metodologias Ativas (MA) começam a apontar para um o ensino voltado para a valorização dos saberes dos estudantes e de sua autonomia na busca de aprendizado e da interdisciplinaridade. Elas abrangem uma grande variedade de estratégias de aprendizagem destinadas a incentivar a participação ativa do aluno, com foco nos processos de aprendizagem, requerendo mais do que simples atividade, devendo também incentivar o pensamento e a reflexão sobre atividades de aprendizagem reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social, em diferentes contextos. Mas o que são essas metodologias? Como elas funcionam? Nesse sentido, objetivou-se compreender quais são e como funcionam as metodologias ativas mais utilizadas. A pesquisa foi preferencialmente qualitativa, com a levantamento de dados no Portal de Periódicos da Capes e em literaturas sobre a temática. Percebeu-se que as metodologias mais utilizadas foram: o Estudo de caso, a Aprendizagem Baseada em Problemas, a Aprendizagem Baseada em Casos, a Aprendizagem Baseada em Times, o Ensino Híbrido, a Instrução por Pares, a Escrita Através do Currículo e a Sala de Aula Invertida. Essas metodologias funcionam de diversas formas, mas, o que as unem é a atuação ativa do estudante e do professor orientador, assim como, o desenvolvimento de habilidades essenciais para o aprender a aprender.  

Downloads

Publicado

26-11-2021

Como Citar

Sampaio de Farias, C. (2021). QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM AS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGENS ATIVAS MAIS UTILIZADAS. Revista Conexão Na Amazônia, 2(edição especial), 211–236. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/78