A INFLUÊNCIA DOS SABERES DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA FÍSICA
Palavras-chave:
Ensino Médio; Importância da Matemática; PPCs.Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais conteúdos da Matemática que auxiliam no aprendizado e para que os alunos alcancem um maior aproveitamento na Física no primeiro, segundo e terceiro ano do ensino técnico integrado. Averiguar os conteúdos necessários da Matemática que influenciaram em um aprendizado mais eficiente da Física juntamente com o apoio dos professores. Nesse âmbito, para conhece-los, foi realizado um estudo de caso, de cunho quali-quantitativo, com uma entrevista com os professores de Física, usando um roteiro com perguntas abertas e utilizando a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a Matemática, como ferramenta para a Física, é necessária desde os anos iniciais da escolaridade, passando pelo ensino básico e no superior. Foi identificado que os conteúdos necessário do primeiro ano são as quatro operações básicas, cálculo de porcentagem, conversão de unidades, notação cientifica, função afim e quadrática, associação de uma equação linear de primeiro grau a uma reta no plano cartesiano, distância entre pontos no plano e sistema internacional de medidas; do segundo ano são as quatro operações básicas, sistema internacional de medidas, conversão de unidades e notação cientifica; e no terceiro ano são as quatro operações básicas, conversões de unidades, sistema internacional de medidas, função afim e quadrática e notação cientifica.
Referências
ALVES, Luana Leal. A importância da matemática nos anos iniciais. EREMATSUL–Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, v. 22, 2016
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1997.
BRASIL. Lei n. 9.392, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 de maio de 2022.
COIMBRA, José de Ávila Aguiar et al. Considerações sobre a interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, p. 52-70, 2000.
DOS REIS, Vera Lucia Geiss; YAMASAKI, Alzira. Um estudo de caso sobre a importância da matemática no aprendizado das ciências em uma turma de 9º ano do ensino fundamental. Rio Grande do Sul: XXI EBRAPEM, 2017.
FIGUEIREDO, Nébia Maria A. Método e metodologia na pesquisa científica. São Paulo: Yendis, 2009.
FEYNMAN, Richard Phillips; LEIGHTON, Robert B.; SANDS, Matthew. Lições de física de Feynman: edição definitiva. Bookman, 2008.
GREF. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – (2002). Física 1: Mecânica. 7. ed. São Paulo: Edusp, p. 15 – 17.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2011.
HARTMANN, Angela Maria; ZIMMERMANN, Erika. O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das “Duas Culturas”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, 2007.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE. Projeto Político do Curso do Técnico Integrado ao Ensino Médio ao Meio Ambiente. Acre, 2020. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/ensino/cursos/campus-cruzeiro-do-sul/integrado/cursos-tecnicos-integrados-campus-rio-branco. Acesso em: 03 de set. 2022
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE. Projeto Político do Curso do Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária. Acre, 2020. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/ensino/cursos/campus-cruzeiro-do-sul/integrado/copy_of_tecnico-integrado-em-edificacoes. Acesso em: 03 de set. 2022
LOUREIRO, VANILDA. Dificuldades na aprendizagem da matemática: um estudo com alunos do ensino médio. 2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
MINAYO, M.C.S.(Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro; Vozes, 1994.
MELO, Larissa Amaro de. Projeto de nivelamento de matemática básica no ensino médio: uma análise da percepção dos estudantes. 2020.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. METODOLOGIA CIENTÍFICA: UM MANUAL PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO. Goiás, Catalão, 2011.
PIETROCOLA, Maurício. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno brasileiro de ensino de física, v. 19, n. 1, p. 93-114, 2002.
RAMALHO, F.; SANTOS, J.I.C.; FERRARO, N.G. SOARES, P.A.T. Os Fundamentos da Física. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
SILVA, M. M. B., Guarda, P. M., Junior, J. C. B. M., & Sant’Ana, N. J. (2017). Importância da matemática no ensino da Física.
TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa. Revista conceitos, v. 10, n. 55, p. 55-60, 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 diego nascimento da silva, Ramon Santana, Bruno Almeida, Regiane Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.