A INFLUÊNCIA DOS SABERES DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA FÍSICA

Autores

  • diego nascimento da silva ifac
  • Ramon Santana Instituto Federal do Acre
  • Bruno Almeida Instituto Federal do Acre
  • Regiane Freire Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Ensino Médio; Importância da Matemática; PPCs.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais conteúdos da Matemática que auxiliam no aprendizado e para que os alunos alcancem um maior aproveitamento na Física no primeiro, segundo e terceiro ano do ensino técnico integrado. Averiguar os conteúdos necessários da Matemática que influenciaram em um aprendizado mais eficiente da Física juntamente com o apoio dos professores. Nesse âmbito, para conhece-los, foi realizado um estudo de caso, de cunho quali-quantitativo, com uma entrevista com os professores de Física, usando um roteiro com perguntas abertas e utilizando a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a Matemática, como ferramenta para a Física, é necessária desde os anos iniciais da escolaridade, passando pelo ensino básico e no superior. Foi identificado que os conteúdos necessário do primeiro ano são as quatro operações básicas, cálculo de porcentagem, conversão de unidades, notação cientifica, função afim e quadrática, associação de uma equação linear de primeiro grau a uma reta no plano cartesiano, distância entre pontos no plano e sistema internacional de medidas; do segundo ano são as quatro operações básicas, sistema internacional de medidas, conversão de unidades e notação cientifica; e no terceiro ano são as quatro operações básicas, conversões de unidades, sistema internacional de medidas, função afim e quadrática e notação cientifica.

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Publicado

07-08-2023

Como Citar

nascimento da silva, diego, santana, ramon, Gaede de Almeida, . B. ., & da Silva Freire, R. . (2023). A INFLUÊNCIA DOS SABERES DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA FÍSICA. Revista Conexão Na Amazônia, 4(1), 77–102. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/177