CONSELHO DE CLASSE DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE:

UM OLHAR A PARTIR DE SEUS ATORES

Autores

  • Wemerson Oliveira IFAC
  • Diego Viana Melo Lima Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Ensino Médio Integrado, Instituto Federal do Acre

Resumo

O presente artigo descreve sobre a compreensão que os participantes do Conselho de Classe dos cursos técnicos Integrados do Campus Rio Branco do IFAC, têm sobre essa instância como espaço democrático de reflexão, avaliação e autoavaliação do processo de ensino e aprendizagem. No desenvolvimento desse estudo, apropriou-se de uma pesquisa qualitativa, que caminha sob a ótica do método dialético de estudo, onde, foram traçados objetivos de natureza exploratória. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado a aplicação de questionário direcionado aos membros do colegiado. Para análise dos dados coletados, utilizou-se do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). A conclusão que se chegou, ao final da pesquisa, é que o Conselho de Classe do Ifac precisa ser melhor compreendido pela totalidade dos seus membros e pela comunidade escolar. Dessa forma, a presente pesquisa aponta a necessidade de se ofertar um curso de formação continuada sobre Conselho de Classe como espaço de gestão democrática, apresentando sua função e objetivo a partir da Resolução IFAC nº 19/2021, da legislação nacional e da referência de autores que tratam sobre a temática.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Oliveira, W., & Lima, D. V. M. (2023). CONSELHO DE CLASSE DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE: : UM OLHAR A PARTIR DE SEUS ATORES. Revista Conexão Na Amazônia, 4(2), 157–181. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/182