A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO EXERCÍCIO DE UMA CIDADANIA CONSCIENTE E PARTICIPATIVA

Autores

  • Aieza dos Santos Bandeira Instituto Federal do Acre
  • Edilene da Silva Ferreira Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Cidadania; Democracia; Educação profissional e tecnológica; Participação política.

Resumo

A educação profissional e tecnológica (EPT) ofertada pelos Institutos Federais, baseada no trabalho como princípio, e balizada pela omnilateralidade e pela politecnia, objetiva uma formação para o mundo. O trabalho, por sua vez, não é apenas uma atividade econômica, mas também uma dimensão social. O exercício pleno da cidadania pressupõe a presença de atores sociais conscientes da sua realidade e dos mecanismos existentes na proteção dos seus direitos enquanto ser pertencente a uma coletividade. Neste artigo, apresenta parte da pesquisa do mestrado Profissional em Educação profissional e tecnológica, discute-se o papel da Educação Profissional e Tecnológica sob a égide da omnilateralidade e politecnia para a formação de cidadãos comprometidos e engajados com a construção de uma sociedade democrática e participativa. A pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa e dialética, tendo como técnica de coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental. As discussões apresentadas estão relacionadas à interconexão entre EPT, trabalho e cidadania. Esses elementos não são simplesmente justapostos, mas sim intrinsecamente aglutinados. A EPT integra trabalho e aprendizado, enquanto a cidadania está entrelaçada na formação. Isso promove uma participação política diversificada e saudável na democracia, com representatividade de diferentes grupos: mulheres, da comunidade LGBTQIA+, indígenas, quilombolas, pretos, pardos e pessoas com deficiência. Nesse sentido, é possível observar que a EPT capacita o ser que trabalha e aprende para reconhecer e transformar realidades, indo além do interesse do capital.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

dos Santos Bandeira, A., & da Silva Ferreira, E. (2023). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO EXERCÍCIO DE UMA CIDADANIA CONSCIENTE E PARTICIPATIVA. Revista Conexão Na Amazônia, 4(2), 113–136. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/183