DESAFIOS E CONQUISTAS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM OLHAR SÓCIO-HISTÓRICO

Autores

  • Ana Cláudia Rocha Campos Ifac
  • Josina Maria Pontes Ribeiro

Palavras-chave:

Educação de Surdos; História de Surdos; Memórias de Surdos.

Resumo

O artigo objetiva analisar marcos teóricos, culturais, e sociais do atendimento educacional às pessoas Surdas. Trata-se de um mergulho exploratório nas contribuições de autores que se dedicaram ao estudo sobre o universo das pessoas surdas, tais como Gladis Perlin (2002), Karin Strobel (2009), Regina Campelo (2008), Tanya Felipe (2006), Ronice Quadros (2008), Oliver Sacks (2010), dentre outros, os quais apresentam a educação de Surdos numa perspectiva sócio-histórica, se contrapondo a restrita visão clínica sobre os Surdos. Permitiu um entendimento aprofundado na história dos Surdos em uma perspectiva abrangente. Esse mergulho possibilita entendimento sobre a visão da identidade surda e o significado de “ser surdo”. Ao reunir conhecimentos de diferentes autores e fontes, a pesquisa abre espaço para o saber cientifico e contribui para um melhor entendimento sobre as mudanças ocorridas na educação de Surdos ao longo dos anos também em cenário local. Conhecer os processos históricos da Educação de Surdos no Acre, contribui para formulação de políticas educacionais adequadas nos dias atuais. No que diz respeito aos aspectos metodológicos para este artigo, a pesquisa se apresenta por uma abordagem qualitativa, de natureza básica favorecendo um mergulho exploratório nas plataformas digitais como: repositórios e Google Acadêmico, através dos descritores: educação de surdos, história de surdos, memórias de surdos. Contudo, concluir-se que apenas conhecer a história não basta para alcançar as mudanças políticas e sociais que se almeja para esta comunidade, é necessário repensar as práticas educativas atuais para a continuidade da promoção do bom desenvolvimento no campo educacional, favorecendo crescimento dos Surdos quanto ser integral.

Biografia do Autor

Josina Maria Pontes Ribeiro

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre (2002), Especialista em Direitos Humanos e Sociedade pela União Educacional do Norte - UNINORTE (2005), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009) e Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Já trabalhou como Socióloga da Gerência de Planejamento da Secretaria Estadual de Cidadania e Assistência Social - SECIAS (2003-2006). Fez parte do quadro docente da União Educacional do Norte (UNINORTE), de 2003 a 2011. Prestou consultoria no Núcleo Social da EKOAR, onde foi a técnica responsável pela elaboração de "Diagnóstico da realidade da criança e do adolescentes no município de Rio Branco- 2009" (realização: Instituto Votorantim e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Docente na área de Ciências Sociais no Instituto Federal do Acre já atuou como Diretora de Pós Graduação e Diretora de Extensão Tecnológica na Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (2012 a 2013) . Coordenou no Ifac/Campus Rio Branco o Curso Superior Tecnológico de Processos Escolares, de 2016 a 2017 e o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), de 2017 a 2021. Nesse programa integrou o Comitê Gestor, representando os coordenadores da Região Norte, de outubro de 2019 a outubro de 2021 e atualmente integra o Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do Programa (NAPE). Atua como coordenadora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)/Campus Rio Branco, desde maio de 2021.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Rocha Campos, A. C., & Pontes Ribeiro, J. M. . (2023). DESAFIOS E CONQUISTAS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM OLHAR SÓCIO-HISTÓRICO. Revista Conexão Na Amazônia, 4(2), 89–112. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/184