O ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - AC: DESAFIOS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES DA REGIONAL EDUCACIONAL JURUÁ VALPARAÍSO

Autores

  • CLEISSON CARMO DE OLIVEIRA IFAC
  • Marcondes de Lima Nicácio Instituto Federal do Acre

Resumo

Resumo

O objetivo desse trabalho é identificar as dificuldades que os professores encontraram para o ensino de matemática em escolas da zona rural, do município de Cruzeiro do Sul, Acre, durante a pandemia. Para isso, foi realizado um estudo de caso com professores que atuam com ensino de matemática em escolas da zona rural do município. Isso foi feito por meio da aplicação de um questionário que capturasse essas dificuldades dos professores. Além disso, foi realizada uma revisão da literatura que embasasse o estudo. Através das respostas dadas ao questionário, viu-se que os desafios e dificuldades encontrados pelos professores foram:  a falta de tecnologias e de materiais adequados para os alunos, o difícil deslocamento dos professores até a residência de cada aluno para a entrega de atividades e exposição de conteúdos, e a falta de engajamento dos alunos com as atividades propostas, principalmente devido ao desinteresse da família. Ademais, foi possível conhecer toda a experiência desses professores durante o período da pandemia, incluindo o planejamento das atividades, execução das aulas, seus desafios e dificuldades e o que se pôde tirar de experiência do período. Com o desenvolvimento desse estudo, foi possível concluir que as escolas rurais ainda estão muito defasadas em relação às escolas urbanas, o que prejudica o processo de ensino-aprendizagem de matemática para os alunos que nelas estudam. Essa defasagem se deve a fatores como falta de acesso às políticas públicas existentes e falta de interesse governamental em dar o suporte necessário a elas e à sua equipe escolar.

Palavras-chave: Ensino de matemática; Escolas rurais; Pandemia; Professores.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

CARMO DE OLIVEIRA, C., & Nicácio, M. de L. . (2023). O ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - AC: DESAFIOS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES DA REGIONAL EDUCACIONAL JURUÁ VALPARAÍSO. Revista Conexão Na Amazônia, 4(2), 6–20. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/188