A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC CAMPUS RIO BRANCO

Autores

  • Valdineia Rodrigues Tomaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • EDILENE DA SILVA FERREIRA
  • Cledir de Araújo Amaral
  • Jefferson Teixeira Sarmento de Lima

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Educação Física, Dança

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento, no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de (ProfEPT) e está inserida na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo desta pesquisa foi identificar a dança como conteúdo da educação física escolar e seu papel na formação dos alunos dos cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Rio Branco. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória de abordagem qualitativa, na qual são analisadas as ementas e conteúdos dos planos de ensino da disciplina de educação física dos três cursos técnicos de ensino médio integrado ofertados na instituição. A disciplina de educação física está presente na grade curricular nos três anos de formação no Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores, e nos 1° e 2° ano para os Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Informática para Internet. Observou-se que as ementas de todos os cursos contemplam a dança nas aulas de Educação Física, porém nem todos os conteúdos descritos nos planos indicam o desenvolvimento desse conhecimento. Desse modo, a dança enquanto conteúdo das aulas de Educação Física contribui para o desenvolvimento da criatividade, autonomia, interação e reflexão do aluno, oportuniza o saber ouvir, ver e apreciar o outro, despertando uma relação sujeito-mundo, estimulando a tomada de decisão diante de dificuldades que possam surgir durante uma ação, reforça também a autoestima, a autoconfiança e o autoconceitos.

Biografia do Autor

EDILENE DA SILVA FERREIRA

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Acre (2002) e mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2010) e doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto. Atualmente é docente EBBT de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal do Acre. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa,Teoria literária, Literatura Brasileira e Portuguesa. É docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/IFAC.

Cledir de Araújo Amaral

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2004), especialização em Gestão e Administração do Esporte e Lazer pelo Instituto de Ensino Superior do Acre (2005), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre (2014) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Tem experiência nas áreas: Educação Profissional, com ênfase em Práticas Educativas; Educação Física, com ênfase em educação física escolar; e Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia. Atua principalmente nos seguintes temas: educação profissional, cultura corporal de movimento, capoeira, atividade física e saúde, qualidade de vida e epidemiologia das doenças crônicas.

Jefferson Teixeira Sarmento de Lima

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFAC (2021). Docente de Magistério Superior efetivo em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal do Acre e atualmente Coordenador do Curso de Educação Física Bacharelado da Ufac e Coordenador de Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física Licenciatura. Pós Graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2006-2008). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2002-2006) e Graduado em Direito Pela Faculdade Barão do Rio Branco (2008-2013). Atuei como professor de educação física da Secretaria de Educação Do Estado do Acre, lotado na Escola Estadual Dr. João Batista Aguiar e Instituto de Educação Lourenço Filho até o ano de 2017. Atuei como professor substituto na Universidade Federal do Acre, lecionando aulas de educação física no Colégio de Aplicação nos períodos de 2013-2015 e 2009-2011 .

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Rodrigues Tomaz, V., DA SILVA FERREIRA, E., de Araújo Amaral, C. ., & Teixeira Sarmento de Lima, J. . (2023). A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC CAMPUS RIO BRANCO. Revista Conexão Na Amazônia, 4(2), 71–88. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/192