A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC CAMPUS RIO BRANCO
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Educação Física, DançaResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento, no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de (ProfEPT) e está inserida na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo desta pesquisa foi identificar a dança como conteúdo da educação física escolar e seu papel na formação dos alunos dos cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Rio Branco. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória de abordagem qualitativa, na qual são analisadas as ementas e conteúdos dos planos de ensino da disciplina de educação física dos três cursos técnicos de ensino médio integrado ofertados na instituição. A disciplina de educação física está presente na grade curricular nos três anos de formação no Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores, e nos 1° e 2° ano para os Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Informática para Internet. Observou-se que as ementas de todos os cursos contemplam a dança nas aulas de Educação Física, porém nem todos os conteúdos descritos nos planos indicam o desenvolvimento desse conhecimento. Desse modo, a dança enquanto conteúdo das aulas de Educação Física contribui para o desenvolvimento da criatividade, autonomia, interação e reflexão do aluno, oportuniza o saber ouvir, ver e apreciar o outro, despertando uma relação sujeito-mundo, estimulando a tomada de decisão diante de dificuldades que possam surgir durante uma ação, reforça também a autoestima, a autoconfiança e o autoconceitos.
Referências
ARAUJO, R. M. de L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956. Acesso em: 15/03/2023
BOSCATTO, J. D.; BAGNARA, I. C. Educação Física no Ensino Médio Integrado: Conhecimento e Especificidade. Rev Bras Ciênc Esporte, Brasília, v. 40, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e003022. Acesso em: 26/04/2023.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Artigos 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União; Brasília; 18 abr. 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União; Brasília; 26 jul. 2004.
BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 29 dez. 2008.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a Politecnia e a educação omnilateral: por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte. v.23. n.1. p. 187-205. Jan/abr de 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 30/05/2023.
FENSTERSEIFER, P. E. Educação Física, Ciência e Compromisso Social. In: Dantas H. S. J.; Kuhn, R.; Dorenski, S. Educação Física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: UFES; 2013.
GOMES, I. M; BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. Do corpo produtivo ao corpo consumidor: A Educação Física na modernidade líquida [en línea]. 10º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias, 9 al 13 de septiembre de 2013, La Plata. En Memoria Académica, 2013. Disponível em: http://congresoeducacionfisica.fahce.unlp.edu.ar. Acesso em: 22/05/2023.
GRAMORELLI, L. C. O impacto dos PCN na prática dos professores de Educação Física. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) − Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.gpef.fe.usp.br/2023/02/01/gramorelli-l-c-o-impacto-dos-pcn-na-pratica-dos-professores-de-educacao-fisica-2007-153f-dissertacao-mestrado-em-educacao-universidade-de-sao-paulo-faculdade-de-educacao-sao-paulo/. Acesso em 16/04/2023.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Plano de Ensino do Curso de Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática para Internet. Rio Branco: IFAC, 2023.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Plano de Ensino do Curso de Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Edificações. Rio Branco: IFAC, 2023.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Plano de Ensino do Curso de Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Redes de Computadores. Rio Branco: IFAC, 2023.
KLEINUBING, N. D. A dança com o espaço-tempo de intersubjetividades: possibilidade da educação física no ensino médio. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93206. Acesso em: 20/04/2023.
LIMA, J. T. S. de; GARCIA, A. M. L.; AMARAL, C. A.; FREITAS, R. G. A.; TOMAZ, V. R. Práticas corporais de aventura nos cursos do ensino médio integrado do Ifac-campus Rio Branco. In: IV Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC - CONC&T: tecnologia disruptiva, Rio Branco: IFAC, v.5, 2020. p.430 – 434
LIMA, J. T. S. de. Trekking como prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado na promoção da educação ambiental. 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Científica e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Rio Branco, AC, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/33. Acesso em: 10/02/2023.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990. p. 56-123.
MEDEIROS, A. G.; SANTOS, S. R. S. A dança como conteúdo das aulas de educação física: uma perspectiva a partir dos parâmetros curriculares nacionais. Colégio Brasileiro do Esporte. Anais do V Congresso Nordeste de Ciências do Esporte. Guanambi, Bahia, Brasil, set. 2014. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5conece/uneb/paper/viewFile/6437/3319. Acesso em: 17/05/2023.
NEIRA, M. G. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª ed., Jundiaí: Paco, 2019.
NOGUEIRA, S. G.; O ensino de Dança na perspectiva da Educação Física: limites e possibilidades para o ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. 153 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Salvador, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/227. Acesso em 27/04/2023.
PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. (Org.) Pacheco, pp. 13-32. São Paulo: Moderna, 2011.
QUELUZ, G. L. Escola de Aprendizes Artífices do Paraná (1909-1930). Tecnologia & Humanismo, Paraná, v. 39, jul/dez, 2010. p. 39-112. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6258/3909. Acesso em: 20/04/2023.
RAMOS, M. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. da (Org.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017. p. 20-43.
REIS, B. dos S. BERTOLDE, F. Z. O ensino de dança nos cursos técnicos integrados do Ifba Campus Eunápolis. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61344. Acesso em: 222/02/2023.
SILVA, E. M. da. A Educação Física no currículo de Escolas Profissionalizantes da Rede Federal: uma espécie em processo de mutação. 2014, 147 folhas. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/99037. Acesso em: 16/04/2023.
SILVA, M. A da; SILVA. L. O. e; MOLINA NETO, V. Possibilidades da Educação Física no Ensino Médio Técnico. Movimento, Porto Alegre; v. 22, n. 1, p. 325-336, jan./mar. De 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54333. Acesso em: 30/05/2023.
SIQUEIRA, D. da C. O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
SOUSA, J. R. de; SANTOS, S. C. M. dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, jul.-dez.2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559. Acesso em: 20/04/2023.
VERDERI, E.B. Dança na escola. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valdineia Rodrigues Tomaz, EDILENE DA SILVA FERREIRA, Cledir de Araújo Amaral, Jefferson Teixeira Sarmento de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.