A EXTENSÃO COMO PRÁTICA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE COM BASE EM DOCUMENTOS NORMATIVOS

Autores

  • LUANA MELO IFAC
  • Amélia Garcia
  • Fábio Storch
  • Mário Sérgio Lobão

Palavras-chave:

Extensão; Documentos Normativos; Educandos; Prática Formativa; Sociedade.

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar os documentos que norteiam a extensão, no âmbito nacional e local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), avaliando a concordância dos documentos normativos com a extensão no ensino médio como uma prática formativa para os educandos. Além disso, investigamos a história e as políticas que influenciaram essa abordagem tanto em âmbito nacional quanto no IFAC. Para conduzir esta pesquisa, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa com um enfoque exploratório e a utilização do método documental. Os resultados da análise dos documentos normativos afirmaram que as ações de extensão desempenham um papel relevante no aprimoramento profissional e intelectual dos educandos, fomentando o intercâmbio de conhecimentos entre a instituição educacional e a sociedade. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda do papel da extensão na formação dos educandos e ressalta sua importância na promoção da interação entre a instituição de ensino e a comunidade em geral.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

MELO, L., Garcia, A., Storch, F., & Lobão, M. S. . (2023). A EXTENSÃO COMO PRÁTICA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE COM BASE EM DOCUMENTOS NORMATIVOS. Revista Conexão Na Amazônia, 4(2), 56–70. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/193

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