ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADA NO FORMATO REMOTO SOBRE A TEORIA DA RELATIVIDADE
Palavras-chave:
Divulgação científica, Ensino de Física, Internet, RelatividadeResumo
Este artigo tem como objetivo examinar uma conferência online ocorrida em junho de 2022 e ministrada pela Professora Fabiana Botelho Kneubil, em que foram trabalhados temas relacionados à Teoria da Relatividade e à equação E=mc². Este evento, realizado com transmissão aberta pela plataforma de armazenamento de vídeos YouTube, enfatizou a relevância da Teoria da Relatividade para uma compreensão mais profunda do mundo físico. Para analisar as concepções do público sobre os temas tratados, foram coletados dados a partir das respostas fornecidas por meio de questionários (“Formulários Google”) preenchidos pelos participantes. A investigação feita também incorporou dados da ferramenta Estatísticas do YouTube. Os dados permitiram compreender melhor a eficácia na disseminação de conhecimentos científicos por meio da internet, bem como as concepções dos participantes relativas à Teoria da Relatividade e ao seu ensino. Isso se torna especialmente relevante para professores que podem utilizar webconferências como ferramentas de ensino com sucesso. Neste contexto, a importância da educação científica está não apenas na disseminação de conhecimentos, mas também na formação de uma perspectiva mais abrangente de mundo e baseada em evidências experimentais.
Referências
AGUIAR, Ricardo. Cem anos da Relatividade Geral. Revista Unesp Ciência, n. 62, p.22-27, 2015. Disponível em: <https://www.ictp-saifr.org/cem-anos-da-relatividade-geral/>. Acesso em: 16 set. 2023.
ANGOTTI, José André Peres et al. Teaching Relativity with a different philosophy. American Journal of Physics, v. 46, n. 12, p. 1258-1262, 1978.
BARRETO, Márcio. Física – Einstein para o ensino médio: Uma leitura interdisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2009.
BEISER, Arthur. Conceptos de Física Moderna. México: McGraw-Hill, 1977.
CARUSO, Francisco; OGURI, Vitor. Física Moderna: Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
CASTELLANI, Otávio Cesar. Discussão dos Conceitos de Massa Inercial e Massa Gravitacional. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 3, p. 356-359, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/qNW57LLv44WdN8zsWLhzBbQ/?lang=pt>. Acesso em: 16 set. 2023.
CLEMENT, Luiz; CUSTÓDIO, José Francisco; ALVES FILHO, José de Pinho. A Qualidade da Motivação em Estudantes de Física do Ensino Médio. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 9, n. 1, p. 84-95, 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273331433006>. Acesso em: 16 set. 2023.
CHABAY, Ruth W.; SHERWOOD, Bruce W. Física Básica: Mecânica Moderna (volume I). Rio de Janeiro: LTC, 2018.
COX, Brian; FORSHAW, Jeff. Why does E=mc2? (And why should we care?). Cambridge, U.S.A.: Da Capo Press, 2009.
DAHMEN, Sílvio R. Relatividade Geral: Teoria e Aplicações. Porto Alegre, RS: Instituto de Física da UFRGS, 2022. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~dahmen/DahmenRelatividadeGeral.pdf>. Acesso em: 16 set. 2023.
D’INVERNO, Ray; VICKERS, James. Introducing Einstein’s Relativity: A deeper understanding. Oxford, U.K.: Oxford University Press, 2021.
EINSTEIN, Albert. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.
EINSTEIN. Albert; INFELD, Leopold. A Evolução da Física. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
EISBERG, Robert; RESNICK, Robert. Física Quântica: Átomos, moléculas, sólidos, núcleos e partículas. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
EPSTEIN, Lewis Carroll. Relativity Visualized. San Francisco, U.S.A.: Insight Press, 1985.
FERREIRA, Marcello et al. Pontes conceituais: uma sequência didática para o Eletromagnetismo no Ensino Médio como proposta de introdução à Física Moderna. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3, p. 119–137, 2019>. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/28862. Acesso em: 16 set. 2023.
GIBILISCO, Stan. Understanding Einstein’s Theories of Relativity: Man’s New Perspectiva on the Cosmos. New York, U.S.A.: Dover Publications Inc., 1983.
GOTO, Mario. Introdução à Teoria da Relatividade. Curitiba, PR: Appris Editora, 2020.
GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco; REIS, José Cláudio. Teoria da Relatividade Restrita e Geral no programa de Mecânica do Ensino Médio: uma possível abordagem. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 4, p. 575–583, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/xTzQFbkM9ky7B86zs7GZBzt/?format=html#>. Acesso em: 16 set. 2023.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: Óptica e Física Moderna (volume 4). Rio de Janeiro: LTC, 2003.
HENDERSON, Linda Dalrymple. The Fourth Dimension and Non-Euclidean Geometry in Modern Art. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2013.
HENRIQUES, Alfredo Barbosa. Teoria da Relatividade Geral: Uma introdução. Lisboa, Portugal: IST Press, 2015.
HEWITT, Paul. Física Conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002.
IBGE. Conheça o Brasil – População: Cor ou Raça. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2022. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca.html>. Acesso em: 16 set. 2023.
IUPAP. The Importance of Physics to Society. International Union of Pure and Applied Physics – IUPAP, 1999. Disponível em: <https://iupap.triumf.ca/C12/IUPAP_AIMS.html#:~:text=Physics%20contributes%20to%20the%20technological,other%20physical%20and%20biomedical%20sciences.>. Acesso em: 16 set. 2023.
KELLER, Frederick J.; GETTYS, W. Edward; SKOVE, Malcolm J. Física: Volume 2. São Paulo: Makron Books, 1999.
KNEUBIL, Fabiana Botelho. E=mc² e o mundo da matéria. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022.
KOKUBUN, Fernando. O Elevador de Einstein em uma garrafa de água. Centro de Referência para o Ensino de Física, Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: <https://cref.if.ufrgs.br/?contact-pergunta=o-elevador-de-einstein-em-uma-garrafa-de-agua>. Acesso em: 16 set. 2021.
LILLEY, Sam. Discovering Relativity for yourself. New York, U.S.A.: Cambridge University Press, 1981.
MARTINS, Roberto de Andrade. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Moderna, 1994.
MATSAS, George. Relatividade Geral. Revista USP, n. 66, p. 22-29, 2005. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13428>. Acesso em: 16 set. 2023.
NEVES, Relatividade bem comportada: buracos negros regulares. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 3, p. e3303, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/9fZDDKLCxrrDN5Tp6bN8Zgp/?lang=pt#>. Acesso em: 16 set. 2023.
NOVELLO, Mário. O que é cosmologia? A revolução do pensamento cosmológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
OSTERMANN, Fernanda; RICCI, Trieste dos Santos Freire. Relatividade restrita no ensino médio: os conceitos de massa relativística e de equivalência massa-energia em livros didáticos de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 1, p. 83-102, 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6440>. Acesso em: 16 set. 2023.
PERKOWITZ, Sidney. Relativity. Encyclopaedia Britannica. 2023. Disponível em: <https://www.britannica.com/science/relativity>. Acesso em: 16 set. 2023.
PIATELLA, Oliver Fabio. Introdução à Relatividade Geral. Cadernos de Astronomia, v. 1, n. 1, p. 30-39, 2020. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/343388303_Introducao_a_relatividade_geral>. Acesso em: 16 set. 2023.
POSNER, George J. et al. Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.3730660207>. Acesso em: 16 set. 2023.
PRADO, Xabier et al. Learning and teaching Einstein’s Theory of Special Relativity: State of the Art. ArXiv, 2020. Disponível em: <https://arxiv.org/abs/2012.15149>. Acesso em: 16 set. 2023.
RAPOSO, Washington Luiz; REIS, José Claudio. A cultura da quarta dimensão no final do século XIX e início do século XX: um conceito para além do espaço-tempo de Einstein-Minkowski. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 494-530, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2020v37n2p494>. Acesso em: 16 set. 2023.
RENN, Jürgen. A física clássica de cabeça para baixo: como Einstein descobriu a teoria da relatividade especial. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 1, p. 27–36, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/KpdmhFh7HFfNFTqmnBR6WFD/#>. Acesso em: 16 set. 2023.
RESNICK, Robert. Introducción a la Teoría Especial de la Relatividad. México: Editorial Limusa, 1977.
SERWAY, Raymond A.; JEWETT, John W. Princípios de Física: Mecânica Clássica e Relatividade (volume 1). São Paulo: Cengage Learning, 2015.
SKINNER, Ray. Relativity for Scientists and Engineers. New York, U.S.A.: Dover Publications, 1982.
SOUZA, Mayara Medaglia Leães; SOUZA, Paulo Sérgio Souza de; RAMOS, Maurivan Güntzel. O interesse dos alunos em aprender ciências e matemática na escola. CCNEXT - Revista de Extensão, Santa Maria, v.3, Ed. Especial, p. 1015-1021, 2016. Disponível em: <https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/12090/2/O_interesse_dos_alunos_em_aprender_ciencias_e_matematica_na_escola.pdf>. Acesso em: 16 set. 2023.
SUTTER, Paul. Why Relativity's True: The Evidence for Einstein's Theory. Space.com, 2018. Disponível em: <https://www.space.com/41020-putting-relativity-to-the-test.html>. Acesso em: 16 set. 2023.
TAYLOR, Edwin F.; WHEELER, John Archibald. Spacetime Physics: Introduction to Special Relativity. New York, U.S.A.: W. H. Freeman and Company, 1992.
TIPLER, Paul; LLEWELLYN, Ralph. Física Moderna. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
TIRONI, Cristiano Rodolfo et al. A Aprendizagem Significativa no Ensino de Física Moderna e Contemporânea. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, SP, 2013. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/303247292_A_Aprendizagem_Significativa_no_Ensino_de_Fisica_Moderna_e_Contemporanea>. Acesso em: 16 set.2023.
VITTI, Poliana; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Desafio Jovem Engenheiro: um torneio para incentivar o ingresso de estudantes de nível médio em carreiras de exatas. Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, p. 20565-2065, 2016. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/9649>. Acesso em: 16 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nicoli Rocha Santos, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.