OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE ENTREGAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO

Autores

  • Anderson Louzada Miranda Instituto Federal do Acre (IFAC)
  • Rodrigo Duarte Soliani
  • César Gomes de Freitas Instituto Federal do Acre (IFAC)

Palavras-chave:

Problema do Caixeiro Viajante, Otimização, Roteirização, Logística de Distribuição, Transporte

Resumo

A logística de distribuição pode ser uma área onde muitas vezes ocorre desperdício, como o tempo de um veículo parado no trânsito, consumo de combustível, capacidade ociosa de carga, entre outras questões operacionais. O objetivo do planejamento de rotas, ou roteirização, é maximizar a eficiência de uma operação de distribuição e, assim, aprimorar toda a cadeia de suprimentos. A otimização de uma rota se concentra em encontrar o percurso mais econômica para cada cenário de entrega. O objetivo deste estudo foi analisar o atual roteiro de entregas utilizado pela Empadaria São Joaquim para atender seus 28 clientes, e propor um novo plano de entregas otimizado, com rotas mais curtas, rápidas e econômicas. Utilizou-se a metodologia do Problema do Caixeiro Viajante (PCV) para realizar a análise, partindo do princípio de que o entregador deveria sair da empresa, visitar todos os clientes, sem repetir o caminho, e retornar ao ponto de partida. A rota ótima proposta reduziu em 23,35% a quilometragem percorrida, proporcionando uma economia de R$ 2,34 ao dia e uma diminuição de 5,11 km na distância percorrida.

Biografia do Autor

Anderson Louzada Miranda, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Discente do Instituto Federal do Acre

César Gomes de Freitas, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Docente do Instituto Federal do Acre

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Publicado

29-06-2021

Como Citar

Louzada Miranda, A. ., Soliani , R. D. ., & Gomes de Freitas, C. (2021). OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE ENTREGAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO. Revista Conexão Na Amazônia, 2(1), 152–169. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/25