OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE ENTREGAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO
Palavras-chave:
Problema do Caixeiro Viajante, Otimização, Roteirização, Logística de Distribuição, TransporteResumo
A logística de distribuição pode ser uma área onde muitas vezes ocorre desperdício, como o tempo de um veículo parado no trânsito, consumo de combustível, capacidade ociosa de carga, entre outras questões operacionais. O objetivo do planejamento de rotas, ou roteirização, é maximizar a eficiência de uma operação de distribuição e, assim, aprimorar toda a cadeia de suprimentos. A otimização de uma rota se concentra em encontrar o percurso mais econômica para cada cenário de entrega. O objetivo deste estudo foi analisar o atual roteiro de entregas utilizado pela Empadaria São Joaquim para atender seus 28 clientes, e propor um novo plano de entregas otimizado, com rotas mais curtas, rápidas e econômicas. Utilizou-se a metodologia do Problema do Caixeiro Viajante (PCV) para realizar a análise, partindo do princípio de que o entregador deveria sair da empresa, visitar todos os clientes, sem repetir o caminho, e retornar ao ponto de partida. A rota ótima proposta reduziu em 23,35% a quilometragem percorrida, proporcionando uma economia de R$ 2,34 ao dia e uma diminuição de 5,11 km na distância percorrida.
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Copyright (c) 2021 Anderson Louzada Miranda, Rodrigo Duarte Soliani , César Gomes de Freitas
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