AS METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Palavras-chave:
Metodologias ativas de ensino, Tendências educacionais, Aprendizagem significativa, Educação inovadora, Ensino-aprendizagem.Resumo
Resumo: Este trabalho é fruto da pesquisa de mestrado no Programa de Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, o qual busca evidenciar o uso de Metodologias Ativas (MA) e Tendências Educacionais (TE) do século XXI na educação brasileira, traçando um paralelo entre a educação tradicional, seus primórdios e impactos na atualidade em contraposição ao ensino ativo por meio das MA. Assim, para melhor compreensão da proposta, a pesquisa aborda, dentro da visão de vários autores, os conceitos de MA, TE e o ensino tradicional, discutindo seu uso na perspectiva educacional. Nesse contexto objetivamos apresentar as metodologias ativas e as tendências educacionais como proposta para os diversos contextos educacionais, visando um ensino mais significativo e prazeroso não só para quem aprende, mas também para os que ensinam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jefferson Almeida, Angeli, Ricardo dos Santos pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.