AS METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

Autores

  • Jefferson Almeida Ifac
  • Alessandra Angeli Instituto Federal do Acre
  • Ricardo dos Santos pereira Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Metodologias ativas de ensino, Tendências educacionais, Aprendizagem significativa, Educação inovadora, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Resumo: Este trabalho é fruto da pesquisa de mestrado no Programa de Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, o qual busca evidenciar o uso de Metodologias Ativas (MA) e Tendências Educacionais (TE) do século XXI na educação brasileira, traçando um paralelo entre a educação tradicional, seus primórdios e impactos na atualidade em contraposição ao ensino ativo por meio das MA. Assim, para melhor compreensão da proposta, a pesquisa aborda, dentro da visão de vários autores, os conceitos de MA, TE e o ensino tradicional, discutindo seu uso na perspectiva educacional. Nesse contexto objetivamos apresentar as metodologias ativas e as tendências educacionais como proposta para os diversos contextos educacionais, visando um ensino mais significativo e prazeroso não só para quem aprende, mas também para os que ensinam.

Biografia do Autor

Alessandra Angeli , Instituto Federal do Acre

Servidora pública Federal e Mestranda no Insitutito Federal do Acre no Programa de Mestrado na Educação Profissiona e Tecnológica.

Ricardo dos Santos pereira, Instituto Federal do Acre

Professor da Educação Básica `Técnica e Tenológica - EBTT- no Insituto Federal do Acre.

Downloads

Publicado

14-10-2021

Como Citar

Almeida, J., Angeli, A. ., & Santos, R. (2021). AS METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI . Revista Conexão Na Amazônia, 2(3), 6–27. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/29