MEMÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA:

RELAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Elane Cristine A Silva
  • Josina Maria Pontes Ribeiro Instituto Federal do Acre
  • Ricardo dos Santos Pereira Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Memória, Memória Institucional, Identidade, Cultura Escolar, Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo objetiva apresentar uma discussão teórica sobre memória, identidade, cultura organizacional e cultura escolar, a fim de se pensar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada em uma perspectiva fenomenológica, para a qual convergiu esse levantamento bibliográfico sobre os temas propostos. Como resultado, a constatação de que pesquisar memória e identidade e cultura organizacional é tanto um desafio, quanto uma necessidade para a Rede Federal de EPT, considerando não apenas a sua abrangência como a sua complexidade.

Biografia do Autor

Josina Maria Pontes Ribeiro , Instituto Federal do Acre

Docente EBTT - Ciências Sociais no Instituto Federal do Acre (Ifac)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre (2002), Especialista em Direitos Humanos e Sociedade pela União Educacional do Norte - UNINORTE (2005), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (2009) e Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ)

Ricardo dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre

Professor EBTT-IFAC/Biologia - Campus Xapuri.

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2004) e Bacharelado em Biologia do Desenvolvimento (2005) pela Universidade Federal Fluminense (IB/UFF). Realizou o Mestrado em Ciências/Bioquímica (2007) pelo Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ). Concluiu o Doutorado em Ciências/Biologia Celular e Molecular (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Downloads

Publicado

05-08-2021

Como Citar

Silva, E. C. A., Ribeiro, J., & Pereira, R. (2021). MEMÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA: : RELAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Conexão Na Amazônia, 2(2), 6–28. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/51