GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

NOTAS TEÓRICAS SOBRE DESAFIOS À CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Wemerson Fittipaldy de Oliveira IFAC
  • Lorena Rodrigues Barbosa Universidade Federal do Acre
  • Mário Sérgio Pedroza Lobão Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Educação Integral, Educação Profissional e Tecnológica, Gestão Democrática e Participativa, Institutos Federais

Resumo

O presente artigo discute sobre o papel da gestão democrática e participativa, como elemento central da educação integral no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco nos Institutos Federais, propondo uma reflexão acerca das ações a serem implementadas em sua efetivação. Para tanto, segue-se a linha de uma abordagem qualitativa em uma pesquisa bibliográfica e documental, versando dialeticamente os seguintes pontos: a gestão democrática e participativa no contexto escolar, a gestão democrática e participativa no contexto da EPT e os mecanismos de gestão colegiada nos Institutos Federais. Portanto, refletir sobre o conceito de gestão democrática e participativa dentro da educação profissional, a necessidade contínua de reelaboração e redirecionamento de seus princípios, além da reavaliação de seus mecanismos de participação e empoderamento do sujeito são elementos norteadores. De modo geral, conclui-se que, a gestão deva favorecer a divergência, a controvérsia, a pluralidade de ideias e se fortalecer no conceito de sociedade livre, justa e solidária, reforçando a necessidade da criação de canais de participação coletiva e mais próximos da ideia de construção de uma educação integral dentro dos institutos federais, como está estabelecido em documentos legais e institucionais que tratam sobre o assunto.

Biografia do Autor

Wemerson Fittipaldy de Oliveira, IFAC

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Rio Branco.

Lorena Rodrigues Barbosa, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Rio Branco.

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFAC/Campus Rio Branco. Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE). Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC). Graduado em Ciências Econômicas (UFAC)

Downloads

Publicado

26-11-2021

Como Citar

Oliveira, W. F. de, Rodrigues Barbosa, L. ., & Pedroza Lobão, M. S. (2021). GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: NOTAS TEÓRICAS SOBRE DESAFIOS À CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. Revista Conexão Na Amazônia, 2(edição especial), 131–150. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/70