GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
NOTAS TEÓRICAS SOBRE DESAFIOS À CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Palavras-chave:
Educação Integral, Educação Profissional e Tecnológica, Gestão Democrática e Participativa, Institutos FederaisResumo
O presente artigo discute sobre o papel da gestão democrática e participativa, como elemento central da educação integral no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco nos Institutos Federais, propondo uma reflexão acerca das ações a serem implementadas em sua efetivação. Para tanto, segue-se a linha de uma abordagem qualitativa em uma pesquisa bibliográfica e documental, versando dialeticamente os seguintes pontos: a gestão democrática e participativa no contexto escolar, a gestão democrática e participativa no contexto da EPT e os mecanismos de gestão colegiada nos Institutos Federais. Portanto, refletir sobre o conceito de gestão democrática e participativa dentro da educação profissional, a necessidade contínua de reelaboração e redirecionamento de seus princípios, além da reavaliação de seus mecanismos de participação e empoderamento do sujeito são elementos norteadores. De modo geral, conclui-se que, a gestão deva favorecer a divergência, a controvérsia, a pluralidade de ideias e se fortalecer no conceito de sociedade livre, justa e solidária, reforçando a necessidade da criação de canais de participação coletiva e mais próximos da ideia de construção de uma educação integral dentro dos institutos federais, como está estabelecido em documentos legais e institucionais que tratam sobre o assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Wemerson Fittipaldy de Oliveira, Lorena Rodrigues Barbosa, Mário Sérgio Pedroza Lobão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.