ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Weysla Paula Dutra Ifac
  • Prof. Dr. Cledir de Araújo Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Palavras-chave:

Adolescentes;, Ansiedade;, Covid-19;, Ensino Médio Integrado;, Estudantes.

Resumo

O presente estudo visa discutir a ansiedade entre adolescentes no âmbito educacional e no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo de revisão integrativa a partir de publicações em livros, dissertações e artigos e material técnico disponíveis nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico e PubMed. Apresenta-se a complexidade envolvida na fase da adolescência e suas vulnerabilidades, a partir de um olhar que abrange as dimensões que compõem os sujeitos. Esse ser em transição, adolescente, inserido numa modernidade líquida, vulnerável às pressões de toda ordem ao se deparar com o desafio inerente às exigências do processo de formação escolar e profissional, notadamente no ensino médio integrado ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é cada vez mais atingido pela ansiedade em sua forma patológica. E esse transtorno ganha ainda mais espaço entre os adolescentes especialmente no contexto da pandemia de Covid-19, impactando negativamente o seu desenvolvimento social, afetivo, familiar e acadêmico. Contudo, a escola que é por natureza uma instituição de formação humana e, em particular, os Institutos Federais, por serem constituídos sob a concepção do trabalho como princípio educativo e formação omnilateral, não podem se furtar de buscar desenvolver medidas educacionais que possibilitem seus estudantes a prevenção e o enfrentamento da ansiedade de modo a garantir seu desenvolvimento e formação plena.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Cledir de Araújo Amaral , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2004), especialização em Gestão e Administração do Esporte e Lazer pelo Instituto de Ensino Superior do Acre (2005), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre (2014) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em educação física escolar, e em Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia. Atua principalmente nos seguintes temas: atividade física e saúde, qualidade de vida, epidemiologia das doenças crônicas, cultura corporal de movimento, capoeira e educação profissional.

Downloads

Publicado

26-11-2021

Como Citar

Dutra, W. P., & Amaral, C. (2021). ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Conexão Na Amazônia, 2(edição especial), 67–87. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/83