ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Adolescentes;, Ansiedade;, Covid-19;, Ensino Médio Integrado;, Estudantes.Resumo
O presente estudo visa discutir a ansiedade entre adolescentes no âmbito educacional e no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo de revisão integrativa a partir de publicações em livros, dissertações e artigos e material técnico disponíveis nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico e PubMed. Apresenta-se a complexidade envolvida na fase da adolescência e suas vulnerabilidades, a partir de um olhar que abrange as dimensões que compõem os sujeitos. Esse ser em transição, adolescente, inserido numa modernidade líquida, vulnerável às pressões de toda ordem ao se deparar com o desafio inerente às exigências do processo de formação escolar e profissional, notadamente no ensino médio integrado ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é cada vez mais atingido pela ansiedade em sua forma patológica. E esse transtorno ganha ainda mais espaço entre os adolescentes especialmente no contexto da pandemia de Covid-19, impactando negativamente o seu desenvolvimento social, afetivo, familiar e acadêmico. Contudo, a escola que é por natureza uma instituição de formação humana e, em particular, os Institutos Federais, por serem constituídos sob a concepção do trabalho como princípio educativo e formação omnilateral, não podem se furtar de buscar desenvolver medidas educacionais que possibilitem seus estudantes a prevenção e o enfrentamento da ansiedade de modo a garantir seu desenvolvimento e formação plena.
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Copyright (c) 2021 Weysla Paula Dutra, Prof. Dr. Cledir
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