ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
Palavras-chave:
Andragogia; Ensino; Escola.Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever o processo histórico e teórico da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão narrativa a partir de análise de artigos científicos, livros, legislações, monografias, dissertações e teses, sem limite temporal, em português e disponíveis gratuitamente na íntegra nas plataformas: Google Scholar e Portal de Periódicos CAPES. Na qual foi verificado que a história da EJA acompanha o próprio processo histórico do país trazendo inúmeras contribuições para a escolarização e avanços para educação brasileira, sobretudo, aos excluídos da educação formal e ensino regular. Paralelo à trajetória histórica da EJA tem-se a criação e evolução das escolas técnicas e os institutos federais de educação, ciências e tecnologia, e a partir de então, na tentativa de integrar a educação profissional à educação básica na modalidade EJA, criou-se o PROEJA, que surgiu como uma proposta com ações educativas no intuito de proporcionar uma educação omnilateral e politécnica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ANE KELLY SALVINO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.