ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Autores

  • ANE KELLY SALVINO UFAC

Palavras-chave:

Andragogia; Ensino; Escola.

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever o processo histórico e teórico da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão narrativa a partir de análise de artigos científicos, livros, legislações, monografias, dissertações e teses, sem limite temporal, em português e disponíveis gratuitamente na íntegra nas plataformas: Google Scholar e Portal de Periódicos CAPES. Na qual foi verificado que a história da EJA acompanha o próprio processo histórico do país trazendo inúmeras contribuições para a escolarização e avanços para educação brasileira, sobretudo, aos excluídos da educação formal e ensino regular. Paralelo à trajetória histórica da EJA tem-se a criação e evolução das escolas técnicas e os institutos federais de educação, ciências e tecnologia, e a partir de então, na tentativa de integrar a educação profissional à educação básica na modalidade EJA, criou-se o PROEJA, que surgiu como uma proposta com ações educativas no intuito de proporcionar uma educação omnilateral e politécnica.

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Publicado

26-11-2021

Como Citar

SALVINO, A. K. (2021). ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Revista Conexão Na Amazônia, 2(edição especial), 105–118. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/86