HISTÓRIAS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL E RESGATE DE MEMÓRIAS
Palavras-chave:
Intervenção Pedagógica. Sequência Didática. Gêneros Discursivos. Histórias de Vida. Ensino Profissional.Resumo
Por meio de projetos educativos e culturais é possível à escola garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos e discursivos necessários ao exercício da cidadania. Nesse sentido, o objetivo principal deste projeto foi promover uma intervenção pedagógica de fomento à prática da leitura, interpretação, produção textual e resgate de memórias locais, em uma turma do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração, do Instituto Federal do Acre, campus Tarauacá/AC. Ancorados na metodologia da História Oral, foi explorado o gênero discursivo de memórias, enfatizando histórias de vida de alguns moradores da cidade de Tarauacá/AC, por meio de uma sequência de atividades didáticas. Os aportes teóricos que fundamentaram a pesquisa foram Moran (2013), Freire (1989), Vygotsky (1997), Zabala (1998), Oliveira (2019), Kleiman (2007), Meiry (2006), Koch e Elias (2006). Como resultado, a turma produziu 07 narrativas do gênero Memórias-História de vida. As narrativas foram organizadas por categorias, permitindo identificar dentro de seus contextos, elementos que remetem a aspectos sociais, históricos, culturais, religiosos e linguísticos da localidade. Além disso, por meio dessa intervenção foi possível resgatar memórias antigas da localidade, e ainda, pudemos traçar um perfil dos moradores de Tarauacá-Acre. Por fim, os resultados apontam também que, o trabalho com histórias de vidas em sala de aula, além favorecer o processo de ensino-aprendizagem, contribui com o resgate da história local, valoriza as experiências das pessoas idosas e pode levar o aluno se percebe e se posicione como sujeito dentro dos processos sociais
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisco Gilberto Mendes dos Santos Santos, João Ricardo Avelino Leão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.