HISTÓRIAS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL E RESGATE DE MEMÓRIAS

Autores

  • Francisco Gilberto Mendes dos Santos Santos IFAC
  • João Ricardo Avelino Leão

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica. Sequência Didática. Gêneros Discursivos. Histórias de Vida. Ensino Profissional.

Resumo

Por meio de projetos educativos e culturais é possível à escola garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos e discursivos necessários ao exercício da cidadania. Nesse sentido, o objetivo principal deste projeto foi promover uma intervenção pedagógica de fomento à prática da leitura, interpretação, produção textual e resgate de memórias locais, em uma turma do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração, do Instituto Federal do Acre, campus Tarauacá/AC. Ancorados  na metodologia da História Oral, foi explorado o gênero discursivo de memórias, enfatizando  histórias de vida de alguns moradores da cidade de Tarauacá/AC, por meio de uma sequência de atividades didáticas. Os aportes teóricos que fundamentaram a pesquisa foram Moran (2013), Freire (1989), Vygotsky (1997), Zabala (1998), Oliveira (2019), Kleiman (2007), Meiry (2006), Koch e Elias (2006). Como resultado, a turma produziu 07 narrativas do gênero Memórias-História de vida. As narrativas foram organizadas por categorias, permitindo identificar dentro de seus contextos, elementos que remetem a aspectos sociais, históricos, culturais, religiosos e linguísticos da localidade. Além disso, por meio dessa intervenção foi possível resgatar memórias antigas da localidade, e ainda, pudemos traçar um perfil dos moradores de Tarauacá-Acre. Por fim, os resultados apontam também que, o trabalho com histórias de vidas em sala de aula, além favorecer o processo de ensino-aprendizagem, contribui com o resgate da história local, valoriza as experiências das pessoas idosas e pode levar o aluno se percebe e se posicione como sujeito dentro dos processos sociais

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Publicado

26-11-2021

Como Citar

Santos, F. G. M. dos S., & Leão, J. R. A. L. (2021). HISTÓRIAS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL E RESGATE DE MEMÓRIAS. Revista Conexão Na Amazônia, 2(edição especial), 170–187. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/87