LEITURA LITERÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
EXPERIÊNCIA REMOTA COM PROJETO DE LEITURA NO CAMPUS XAPURI
Palavras-chave:
Leitura literária; Pandemia; Projeto de leitura; Tecnologias digitais.Resumo
Este artigo visa relatar uma experiência de trabalho remoto com discentes, cujo foco foi o incentivo à leitura de textos literários por meio da execução do projeto de extensão intitulado “Passeio Literário: conhecendo as nações através da leitura”, no ano letivo de 2020. O público-alvo foram estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Biotecnologia e dos cursos superiores do Campus Xapuri, estendendo-se aos seus familiares. O objetivo do projeto foi oportunizar aos estudantes a familiaridade com textos literários, a fim de despertar, pela fruição estética, não somente o gosto pela leitura, mas também uma interação crítica com o texto, visto que a prática da leitura, em especial da leitura literária, contribui para a formação integral do ser humano. Assim sendo, usamos como metodologia a criação de Clube Virtual de Leitores, grupos de leitura, concurso de resenhas e de produção de textos literários e eventos on-line de incentivo à leitura. As tecnologias digitais foram imprescindíveis para a concretização dessas atividades, sendo utilizados Apps do Google e o aplicativo WhatsApp. Com as atividades acima mencionadas, os resultados quantitativos alcançados foram o ingresso de 85 membros no Clube de Leitores, a criação de um acervo digital de mais de 80 obras, incluindo literatura infanto-juvenil, juvenil e clássicos, a premiação de quatro estudantes nos concursos e sorteios realizados e a participação expressiva da comunidade em dois eventos on-line. O projeto em tela contribuiu para o letramento literário e o entretenimento dos estudantes durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.
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