LEITURA LITERÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

EXPERIÊNCIA REMOTA COM PROJETO DE LEITURA NO CAMPUS XAPURI

Autores

  • Raimunda Rosineide de Moura e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Lucineia Silva Instituto Federal do Acre - IFAC
  • Cláudia Macedo Instituto Federal do Acre - IFAC

Palavras-chave:

Leitura literária; Pandemia; Projeto de leitura; Tecnologias digitais.

Resumo

Este artigo visa relatar uma experiência de trabalho remoto com discentes, cujo foco foi o incentivo à leitura de textos literários por meio da execução do projeto de extensão intitulado “Passeio Literário: conhecendo as nações através da leitura”, no ano letivo de 2020. O público-alvo foram estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Biotecnologia e dos cursos superiores do Campus Xapuri, estendendo-se aos seus familiares. O objetivo do projeto foi oportunizar aos estudantes a familiaridade com textos literários, a fim de despertar, pela fruição estética, não somente o gosto pela leitura, mas também uma interação crítica com o texto, visto que a prática da leitura, em especial da leitura literária, contribui para a formação integral do ser humano. Assim sendo, usamos como metodologia a criação de Clube Virtual de Leitores, grupos de leitura, concurso de resenhas e de produção de textos literários e eventos on-line de incentivo à leitura. As tecnologias digitais foram imprescindíveis para a concretização dessas atividades, sendo utilizados Apps do Google e o aplicativo WhatsApp. Com as atividades acima mencionadas, os resultados quantitativos alcançados foram o ingresso de 85 membros no Clube de Leitores, a criação de um acervo digital de mais de 80 obras, incluindo literatura infanto-juvenil, juvenil e clássicos, a premiação de quatro estudantes nos concursos e sorteios realizados e a participação expressiva da comunidade em dois eventos on-line. O projeto em tela contribuiu para o letramento literário e o entretenimento dos estudantes durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Biografia do Autor

Lucineia Silva, Instituto Federal do Acre - IFAC

Docente EBTT de Espanhol do IFAC Campus Xapuri

Cláudia Macedo, Instituto Federal do Acre - IFAC

Docente EBTT de Inglês do Campus Xapuri

Downloads

Publicado

26-11-2021

Como Citar

Raimunda Rosineide de Moura e Silva, Araújo da Silva, L. M. ., & Macedo, C. A. (2021). LEITURA LITERÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIA REMOTA COM PROJETO DE LEITURA NO CAMPUS XAPURI. Revista Conexão Na Amazônia, 2(edição especial), 40–53. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/90