ASPECTOS HISTÓRICOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DA CAPOEIRA ENQUANTO ELEMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Cultura Corporal de Movimento; Cultura Afro-brasileira; Identidade Nacional; Ensino-Aprendizagem; Educação.Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever os aspectos históricos e as possibilidades do ensino escolar da capoeira como estratégia para a abordagem da história e cultura afro-brasileira. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão narrativa a partir de análise de artigos científicos, livros, legislações, monografias, dissertações e teses, sem limite temporal, em português e disponíveis gratuitamente na íntegra nas plataformas: Google Scholar e Portal de Periódicos Capes. Foi verificado que a chegada dos povos africanos aqui no Brasil para serem escravizados trouxeram consigo uma bagagem cultural que se uniu às tradições dos povos habitantes dando origem as diferentes manifestações culturais, dentre elas se destaca a capoeira. A capoeira retrata parte importante e fundamental da história e cultura afro-brasileira, é constituída por elementos artísticos e musicais, destacando-se enquanto prática corporal ímpar face sua riqueza de potencialidades pedagógicas, destacando-se aqui a discussão sobre o desafio da igualdade, inclusão e respeito à diversidade étnica e racial. A educação básica apresenta-se como espaço privilegiado para tematizar a capoeira, contudo, a abordagem interdisciplinar representa o melhor caminho para se trabalhar todo o potencial educativo da capoeira e, assim, construir com os estudantes a compreensão sobre as raízes culturais brasileiras, desmistificar preconceitos e abrir caminhos para novas pesquisas e a perspectivas de sua utilização enquanto prática da cultura corporal de movimento afro-brasileira.
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Copyright (c) 2021 ANE KELLY SEVERINO SALVINO, Cledir de Araújo Amaral
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