ASPECTOS HISTÓRICOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DA CAPOEIRA ENQUANTO ELEMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA

Autores

  • ANE KELLY SEVERINO SALVINO UFAC
  • Cledir de Araújo Amaral

Palavras-chave:

Cultura Corporal de Movimento; Cultura Afro-brasileira; Identidade Nacional; Ensino-Aprendizagem; Educação.

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever os aspectos históricos e as possibilidades do ensino escolar da capoeira como estratégia para a abordagem da história e cultura afro-brasileira. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão narrativa a partir de análise de artigos científicos, livros, legislações, monografias, dissertações e teses, sem limite temporal, em português e disponíveis gratuitamente na íntegra nas plataformas: Google Scholar e Portal de Periódicos Capes. Foi verificado que a chegada dos povos africanos aqui no Brasil para serem escravizados trouxeram consigo uma bagagem cultural que se uniu às tradições dos povos habitantes dando origem as diferentes manifestações culturais, dentre elas se destaca a capoeira. A capoeira retrata parte importante e fundamental da história e cultura afro-brasileira, é constituída por elementos artísticos e musicais, destacando-se enquanto prática corporal ímpar face sua riqueza de potencialidades pedagógicas, destacando-se aqui a discussão sobre o desafio da igualdade, inclusão e respeito à diversidade étnica e racial. A educação básica apresenta-se como espaço privilegiado para tematizar a capoeira, contudo, a abordagem interdisciplinar representa o melhor caminho para se trabalhar todo o potencial educativo da capoeira e, assim, construir com os estudantes a compreensão sobre as raízes culturais brasileiras, desmistificar preconceitos e abrir caminhos para novas pesquisas e a perspectivas de sua utilização enquanto prática da cultura corporal de movimento afro-brasileira.

Downloads

Publicado

26-11-2021

Como Citar

SEVERINO SALVINO, A. K., & de Araújo Amaral, C. . (2021). ASPECTOS HISTÓRICOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DA CAPOEIRA ENQUANTO ELEMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA. Revista Conexão Na Amazônia, 2(edição especial), 119–130. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/91

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)