PROLEGÔMENOS AO ESTUDO DA AVALIAÇÃO POR UMA PERSPECTIVA SOCIOSSEMIÓTICO-DISCURSIVA
Palavras-chave:
Avaliação. Valor. Avaliatividade. Linguística Sistêmico-Funcional.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fulcral delinear os rudimentos de um sistema teórico capaz de subsidiar o estudo do fenômeno da avaliação a partir de uma perspectiva discursiva e sociossemiótica. Para tanto, em primeiro lugar, empreende-se uma investigação acerca da substancialidade filosófica da ideia de valor, estofo abstrativo do conceito de avaliação. Adiante, segue-se uma reflexão assentada na obra bakhtiniana e nos pilares fundamentais da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade sobre a forma como a ideia de valor, destrinchada do ponto de vista ontológico no primeiro segmento deste artigo, encarna-se na linguagem e, dialeticamente, é construída por esta. Por fim, arrosta-se uma breve discussão sobre os caminhos trilhados por pesquisadores afiliados a uma perspectiva sociossemiótica para o estudo da avaliação por uma via linguística/discursiva, apresentando suas virtudes, problemas e limites.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diego Candido Abreu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.