PROLEGÔMENOS AO ESTUDO DA AVALIAÇÃO POR UMA PERSPECTIVA SOCIOSSEMIÓTICO-DISCURSIVA

Autores

  • Diego Candido Abreu IFMA-Codó / PUC-Rio

Palavras-chave:

Avaliação. Valor. Avaliatividade. Linguística Sistêmico-Funcional.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fulcral delinear os rudimentos de um sistema teórico capaz de subsidiar o estudo do fenômeno da avaliação a partir de uma perspectiva discursiva e sociossemiótica. Para tanto, em primeiro lugar, empreende-se uma investigação acerca da substancialidade filosófica da ideia de valor, estofo abstrativo do conceito de avaliação. Adiante, segue-se uma reflexão assentada na obra bakhtiniana e nos pilares fundamentais da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade sobre a forma como a ideia de valor, destrinchada do ponto de vista ontológico no primeiro segmento deste artigo, encarna-se na linguagem e, dialeticamente, é construída por esta. Por fim, arrosta-se uma breve discussão sobre os caminhos trilhados por pesquisadores afiliados a uma perspectiva sociossemiótica para o estudo da avaliação por uma via linguística/discursiva, apresentando suas virtudes, problemas e limites.

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Publicado

19-05-2022

Como Citar

Candido Abreu, D. (2022). PROLEGÔMENOS AO ESTUDO DA AVALIAÇÃO POR UMA PERSPECTIVA SOCIOSSEMIÓTICO-DISCURSIVA . Revista Conexão Na Amazônia, 3(1), 69–94. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/94