UMA BREVE ANÁLISE DE RESULTADOS DA ATUAÇÃO REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL

Autores

  • Henry Antônio Silva Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Rosana Cavalcante Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

educação, educação profissional, rede federal

Resumo

Este artigo examina os resultados da atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no Brasil (RFEPCT) a partir Lei Federal n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Constitui uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a realização de levantamento bibliográfico documental, direcionada pelo método dialético. As fontes de pesquisa utilizadas foram os dados do Censo da Educação Básica (CEB), relatórios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além dos dados disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha (PNL). As pesquisas de Manfredi (2002), Carvalho (2002), Ciavata (2009), Pacheco (2011), Amorim (2013), Oliveira (2017) e Fonseca (2017), foram usadas como ponto de partida. Conforme ficou demonstrado, a Rede Federal constitui um modelo institucional que objetiva a oferta de educação pública e de qualidade, no âmbito da educação profissional, em nível básico, técnico e superior. Os resultados analisados apontam para uma educação inclusiva, integral e humana, no intuito de proporcionar aos cidadãos menos favorecidos a oportunidade da emancipação social. É crescente a oferta de cursos e de estudantes das regiões mais distantes dos centros econômicos. Os resultados em avaliações nacionais e internacionais revelaram a excelência na educação ofertada pelas instituições que formam a Rede Federal, ressaltando, neste contexto, sua capilaridade.   

Biografia do Autor

Henry Antônio Silva Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Graduado em Economia (UFAC), Mestrado em Desenvolvimento Regional (UFAC), Pós-graduado em Gestão Pública, cursou graduações em Direito e Matemática. Doutorado em Educação (PUC-PR). Tem experiência na docência em nível de graduação, nas áreas de economia, direito e administração. Entre outras experiências de nível gerencial, exerceu função de Gerência na Secretaria de Saúde do Estado do Acre, e em seguida, Controlador do Tribunal de Contas de Contas do Estado do Acre. Em cargos de alta gestão, foi Secretário de Estado de Pequenos Negócios do Estado do Acre no período de 2015-2018. Servidor Federal, no cargo de economista do IFAC, desde 2012.

Rosana Cavalcante, Instituto Federal do Acre

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre - UFAC , Especialista em engenharia ambiental e saúde pública pela Universidade de São Paulo - USP, Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Coordenadora da Secretaria Executiva da SBPC no Acre no período de 2018 a 2020. Coordenadora da Câmara de Pesquisa e Inovação do CONIF, no período de 2017 e 2018. Vice presidente do Conif no período de 2018 e 2019. Membro da Academia Acreana de Letras. Coordenadora do Centro Vocacional, Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre - CVT Agroecologia. e do Núcleo de agroecologia do Acre, Atua principalmente na área de Agroecologia e Agrobiodiversidade, Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos, Manejo Ecológico do Solos, e Gestão de Riscos Ambientais. Atualmente é Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC.

Referências

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Silva Nogueira, H. A., & Cavalcante dos Santos, R. . (2023). UMA BREVE ANÁLISE DE RESULTADOS DA ATUAÇÃO REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL. Revista Conexão Na Amazônia, 4(2), 21–40. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/194

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