UMA BREVE ANÁLISE DE RESULTADOS DA ATUAÇÃO REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL
Palavras-chave:
educação, educação profissional, rede federalResumo
Este artigo examina os resultados da atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no Brasil (RFEPCT) a partir Lei Federal n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Constitui uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a realização de levantamento bibliográfico documental, direcionada pelo método dialético. As fontes de pesquisa utilizadas foram os dados do Censo da Educação Básica (CEB), relatórios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além dos dados disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha (PNL). As pesquisas de Manfredi (2002), Carvalho (2002), Ciavata (2009), Pacheco (2011), Amorim (2013), Oliveira (2017) e Fonseca (2017), foram usadas como ponto de partida. Conforme ficou demonstrado, a Rede Federal constitui um modelo institucional que objetiva a oferta de educação pública e de qualidade, no âmbito da educação profissional, em nível básico, técnico e superior. Os resultados analisados apontam para uma educação inclusiva, integral e humana, no intuito de proporcionar aos cidadãos menos favorecidos a oportunidade da emancipação social. É crescente a oferta de cursos e de estudantes das regiões mais distantes dos centros econômicos. Os resultados em avaliações nacionais e internacionais revelaram a excelência na educação ofertada pelas instituições que formam a Rede Federal, ressaltando, neste contexto, sua capilaridade.
Referências
AMORIM, Mônica Maria Teixeira. A organização dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no conjunto a educação profissional brasileira. Tese de Doutorado – Faculdade de Educação – Minas Gerais – Belo Horizonte, 2013.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Instituições da Rede Federal. 2023. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes> Acesso em: 23 jan. 2023.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio Cesar França. Dicionário da educação profissional em saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV: FIOCRUZ, 2009. p. 408-415. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/Dicionario2.pdf. Acesso em: 2 ago. 2023.
FONSECA, Paulo Roberto Campelo Fonseca e. A nova educação profissional para o trabalho no Brasil do século XXI. Salvador: CIP Brasil, 2017. E-book. ISBN: 978-85- 92861-51-3.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
INEP. Relatório Brasil no PISA 2018. Publicado em 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa> Acesso em: 05 mar. 2023.
INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 2022. Resumo técnico 2021. Resultados do IDEB. Disponível em: < https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resultados_indice_desenvolvimento_educacao_basica_2021_resumo_tecnico.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2023.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo, Editora Cortez, 2002.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MEC. Ministério da Educação – INEP - Plataforma Nilo Peçanha. 2023. Estatísticas da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, 2023. Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp>. Acesso em: 01 mar. 2023.
OLIVEIRA, Edmilson Antônio de. Políticas de Educação Profissional e Desenvolvimento Regional: o papel dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia na Região Integrada de desenvolvimento econômico do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF) - Tese de Doutorado em Educação – Universidade de Brasília – Brasília, 2017. 266 p.
PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasilia-São Paulo: Fundação Santillana, Editora Moderna, 2011.
PACHECO, Eliezer. Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Henry Antônio Silva Nogueira, Rosana Cavalcante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.