REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO INS-TITUTO FEDERAL DO ACRE

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE ESTU-DANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO INS-TITUTO FEDERAL DO ACRE

Autores

  • Paulo Costa de Moura Moura Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre/IFAC
  • Freitas Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre/ IFAC
  • José Marlo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre/ IFAC

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Meio Ambiente; Representações sociais

Resumo

Para uma educação ambiental significativa e eficaz, é preciso conhecer a forma, primeiramente, pela qual os sujeitos/educandos compreendem o meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais de meio ambiente de estudantes do primeiro ano do curso de Técnico em Meio Ambiente, integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. Para tanto, usou-se três procedimentos metodológicos: Produção de uma ilustração (desenho) do tema meio ambiente. Posteriormente, cada aluno escreveu no verso do desenho o que imaginava que fosse o meio ambiente, e, por último, foram dispostas imagens que integram duas macrocategorias de Meio Ambiente (de visão limitada e de visão integrada), ambas já descritas                                                              na literatura. Os estudantes então finalizaram, fazendo livre escolha, da imagem que mais aproximava-se do que imaginavam fazer parte do Meio Ambiente. Para fins de análise dos dados obtidos, adotou-se a metodologia de análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os alunos apresentam visão limitada de meio ambiente, notadamente, associadas as categorias utilitaristas, reducionista/naturalista, harmônico/idealizado, com foco nos problemas, com foco na preservação. Apesar de ter ocorrido, também, discursos numa perspectiva mais integrada de meio ambiente (categorias abrangente e socioambiental), observou-se também uma tendência clássica de meio ambiente a partir da ênfase aos problemas e apelo aos mecanismos de conservação. Tais resultados serão adotados em uma etapa posterior, onde serão definidas estratégias, cujo fim é a formação integral de técnicos em meio ambiente via educação ambiental crítica.

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Publicado

17-01-2024

Como Citar

Moura, P. C. de M., Freitas, R. G. de A. ., & Azevedo, J. M. A. . (2024). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO INS-TITUTO FEDERAL DO ACRE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE ESTU-DANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO INS-TITUTO FEDERAL DO ACRE. Revista Conexão Na Amazônia, 5(1), 54–77. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/180