MARKETING DIGITAL E LOGÍSTICA DE E-COMMERCE EM UMA EMPRESA ACREANA

Autores

  • Daiane Macedo de Medeiros Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Acre-Ifac
  • Danielle Jacob Serra do Nascimento Rezende Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

Comunicação; Marketing Digital; Internet; Supermercado; E-commerce.

Resumo

Buscando conhecer melhor seu público-alvo e alavancar resultados organizacionais, através de uma aproximação digital, a empresa em estudo buscou explorar no dia a dia as possibilidades que o Marketing Digital e Logística de E-commerce podem proporcionar. A internet, alguns softwares e aplicativos tornaram-se recursos essenciais nestes processos estratégicos. O presente estudo teve por objetivo realizar um estudo exploratório, que possibilite compreender como funciona o Marketing Digital e a Logística de E-commerce de uma empresa acreana do ramo varejista de alimentos. A metodologia adotada foi construída por meio dos seguintes aspectos: revisão de literatura, pesquisa de campo, coleta de dados, tabulação, discussão e análise qualitativa. Na revisão de literatura, buscou-se informações teóricas. Ao realizar a pesquisa de campo, o foco era construir observações diretas, recolhendo dados, aplicando entrevista e construindo diálogos com a empresa, buscando apreender o objeto de estudo. Em seguida, procedeu-se à tabulação, discussão e análise. A análise qualitativa justifica-se pela busca de significados nos discursos identificados, concretizando assim a pesquisa exploratória, à luz das descobertas, já que neste tipo de estudo a ideia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese, e sim realizar descobertas. Os principais resultados demonstraram que o conjunto de táticas digitais utilizadas por este negócio tem uma importância primordial para adquirir clientes, desenvolver a marca e se conectar com o público-alvo. Hoje as principais plataformas utilizadas são Facebook e Instagram, e isso tem gerado resultados satisfatórios para a empresa, sobretudo pela rapidez de comunicação proporcionada por estes canais. Dessa forma, constatou-se também que dentro do universo digital tudo muda muito rápido, o profissional de marketing deve estar sempre atualizado e que o supermercado em estudo planeja, investe e se utiliza de diversas ferramentas e iniciativas, como otimização das páginas, produção de conteúdo e gerenciamento das redes sociais e de e-commerce, com vistas a aumentar sua carteira de clientes, indicadores, participação de mercado e volume de vendas. 

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Publicado

19-01-2023

Como Citar

Macedo de Medeiros, D., & Jacob Serra do Nascimento Rezende, D. (2023). MARKETING DIGITAL E LOGÍSTICA DE E-COMMERCE EM UMA EMPRESA ACREANA. Revista Conexão Na Amazônia, 3(2), 06–20. Recuperado de https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/112